Recursos previstos no orçamento 2010 serão insuficientes para a Saúde



A Câmara de Vereadores ficou com a responsabilidade de resolver um impasse criado pela Prefeitura na montagem do orçamento 2010.

O maior problema concentra na previsão de recursos para a Secretaria da Saúde. De um lado a Secretária da Fazenda, Ilse Joner alegando não ter mais de onde remanejar valores para cobrir 1 milhão e 600 mil reais solicitados pela Secretária da Saúde. Essa discussão envolvendo Saúde, Fazenda, Conselho Municipal de Saúde e Hospital Montenegro, foi realizada na quinta-feira, no plenário da Câmara.

Na outra ponta, a Secretária Luciane Chies Becker, lamentando que, caso o orçamento permaneça como o enviado a Câmara, serviços já realizados serão cortados. Também a previsão de novos investimentos fica prejudicada. Pelo planejamento da secretaria em 2010, estão previstos o aumento de vagas em fazendas terapêuticas, aquisição de um novo software e 80 mil reais mensal para novos serviços no Hospital Montenegro.

Segundo Luciane tudo isso somente é possível com recursos maior do que a previsão atual.

O presidente da Câmara, Marcelo Cardona (PP), disse que estava oportunizando essa discussão para que os vereadores possam ter maior subsídio na hora da decisão. “O prefeito através do Orçamento 2010, enviado a Câmara já manifestou sua vontade, agora cabe a Câmara, decidir se mantém como está, ou se aumenta o valor da Saúde”. Para isso, Cardona lembra que vai ser preciso cortar de outro lugar. “Não existe mágica, para que seja garantido este valor a maior a Secretária da Saúde, vamos ter que inviabilizar outras ações nas demais Secretarias”, argumenta Cardona.

Os vereadores solicitaram ainda que seja enviado um comparativo com o que foi gasto em 2009 com a Saúde e o previsto para 2010.

A previsão total de 2010 na pasta da Saúde é de 12 milhões 338 mil reais. Conforme dados das técnicas da Saúde, para realizar os mesmos serviços, sem aumentar nada, são necessário ainda, mais 1 milhão e 300 mil reais.

Os vereadores estão analisando o Orçamento total do município previsto em 108 milhões, tendo prazo para apresentação de emenda até terça-feira ao meio dia.

A decisão de aumentar o não através de emenda o recurso da Saúde, deve acontecer ainda na reunião de segunda-feira (23), nas primeiras horas da manhã, quando a Comissão de Finanças da Câmara estará reunida.