Prefeitura de Montenegro lança ISSQN Eletrônico


A Prefeitura de Montenegro lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira (27), o ISSQN Eletrônico. O novo sistema vai tornar mais simples os processos de escrituração e cumprimento das obrigações fiscais, que serão feitos pela internet, através do site www.montenegro.rs.gov.br. O lançamento do novo sistema ocorreu no centro de eventos da ACI, com uma apresentação do novo sistema, seus principais recursos e vantagens para as empresas e para o município.

O ISSQN eletrônico é um sistema informatizado de lançamento, arrecadação, cobrança, controle, fiscalização, escrituração fiscal e gerenciamento de tributos municipais que irá facilitar tanto o trabalho do município como dos contribuintes. Ele permitirá escriturar as notas fiscais de serviços tomados e prestados, consultar dados fiscais, emitir guias de pagamento do ISS e obter autorização para impressão de documentos fiscais, tudo por via eletrônica, de forma gratuita.

“O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é a maior receita própria do município, ultrapassando o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)”, destacou a secretária municipal da Fazenda, Ilse Joner. Durante a apresentação, a secretária citou o exemplo da implantação da John Deere, que gerou aos cofres públicos mais de R$ 2 milhões, somente com o ISSQN das empresas prestadores de serviços.

As vantagens chegam também aos tomadores de serviços que enviarão suas declarações mensais e realizarão a consulta das notas fiscais de serviços de seus prestadores através da internet.

Como acessar a Certidão Negativa:
* Em primeiro lugar, o contribuinte deve acessar o site www.montenegro.rs.gov.br.
* Logo após, clicar na aba “serviços”, localizada na tarja laranja, na parte superior da página.
* Em seguida, clicar na aba “certidões”, também localizada na parte superior da página.
* Clicar no link “Certidão Neg. Geral”, na parte inferior da página.
* Basta preencher o número do CNPJ ou CPF e clicar no ícone da impressora.
* Será gerada uma certidão, em formato PDF. Essa certidão pode ser salva no computador ou impressa.
* A consulta está habilitada somente no navegador Internet Explorer. Os links para baixar os arquivos do navegador e do visualizador de PDF estão na página do ISSQN Virtual, no site da Prefeitura de Montenegro.

O que é o ISSQN?
O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza deve ser pago por toda empresa ou profissional autônomo que prestam serviços e estejam instalados no município de Montenegro, com ou sem estabelecimento fixo. É um imposto municipal.

Quem paga o ISSQN?
Os estabelecimentos e profissionais prestadores de serviços cuja atividade se enquadram na lista de serviços.