Padre curandeiro


Padre curandeiro leva centenas a Erval Grande
Pessoas buscam a cura através das plantas medicinais

O sol ainda não surgiu e os ônibus não param de chegar a Erval Grande, no norte do Estado. O município de 5,2 mil habitantes ganha uma população flutuante de mais de 500 pessoas na sexta-feira, que vêm de vários estados do Brasil. O destino: a Igreja Matriz. O motivo: a busca de cura para a saúde através de um tratamento alternativo com ervas medicinais.

O responsável por esta espécie de romaria é o Padre Ivacir Franco, 46 anos. Filho de agricultores, ele aprendeu com o pai a identificar ervas e flores que tinham propriedades medicinais. Ordenado padre em 1993, Franco, é formado em Filosofia e Teologia, fez pós-graduação em Bioética e Pastoral da Saúde, em São Paulo e Parapsicologia em Florianópolis. Fascinado pelo que chama de "medicina dos simples", ele estudou e catalogou 412 plantas brasileiras, definindo sua indicação para tratamento de doenças.

Colocando em prática a filosofia de que um conhecimento tão importante não pode ser guardado para si, Franco criou uma verdadeira rede de tratamento preventivo e curativo em Erval Grande. Com cursos, ele ensinou agricultores a cultivar e colher as plantas nos locais, horários e da forma adequada. Também ensinou grupos de famílias da cidade a secar as folhas e manipular os xaropes e medicamentos. Enquanto o posto de saúde da cidade atende a 40 pacientes por dia, o Padre Ivacir Franco recebe na Igreja Matriz cerca de 500 pessoas diariamente. Entre as aplicações das ervas estão antibióticos, tranquilizantes, e até uma erva usada contra o vício do fumo, álcool e drogas. Para os médicos da cidade, o trabalho é importante.

- É um trabalho preventivo importante, que reduz o fluxo nos postos de saúde. Aqui só chega o paciente que realmente precisa de atendimento médico —conta o médico Amaury Bisognin.

O atendimento feito pelo padre Ivacir é um misto de médico do corpo e da alma. Com a imposição de mãos, ele faz uma benção às pessoas que o procuram. Também é assim que ele intui o problema que a pessoa tem, aliado à observação afinada do parapsicólogo. Edione Vial e Ricardo Caminatti, 31 anos, moradores de Chapecó (SC) levaram a filha Sofia para a consulta, na tentativa de reduzir as infecções intestinais frequentes que a menina tem. O casal Dirceu Danielli, 53 anos e Ivete Dal bello, 48, buscou em Erval solução para os problemas pulmonares de Dirceu.

- Cada médico dá um diagnóstico e um remédio diferente, já estou intoxicado de tanto remédio. Acho que o tratamento natural vai me ajudar, conta.

O medicamento receitado pelo padre Ivacir ao casal morador de Joaçaba (SC), pretende cortar o problema pela raíz: um xarope feito à base de senchílio, uma erva usada pelos índios e que provoca aversão total ao cigarro, vício do qual Danielli tenta se livrar.

As doenças mais comuns que chegam à Igreja Matriz de Erval Grande são a depressão e o câncer. Mais de 85% das doenças tem origem emocional. Nos casos de doenças graves como o câncer, o padre, que já escreveu nove livros e editou diversos CDs e DVDs, é enfático em anunciar a necessidade de buscar um médico tradicional.

O atendimento de quem vem de longe normalmente é feito nas sextas-feiras, mas quem chega na Igreja em qualquer outro dia da semana encontra o mesmo acolhimento.

- Sou um padre e só me realizo acolhendo as pessoas— conta Ivacir Franco.
FONTE:ZERO HORA-Marielise Ferreira | marielise.ferreira@zerohora.com.br