Município de Montenegro-Rs lança campanha para coleta seletiva do lixo



Município lança campanha para coleta seletiva do lixo

Na manhã de hoje (09), foi lançada oficialmente à campanha da coleta seletiva de lixo em Montenegro. A iniciativa pretende conscientizar a população da importância da separação dos resíduos domésticos. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, Simone Schardong, cada um dos 20 bairros contemplados pela coleta seletiva terá um dia específico da semana para o recolhimento do lixo seco.

Durante o lançamento da campanha, que aconteceu na Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAM), foi apresentado todo o material publicitário que será utilizado ao longo da campanha. A iniciativa terá duração de três meses e o foco será voltado para os alunos da rede particular, municipal e estadual de ensino.

Para que toda a população montenegrina tome conhecimento da iniciativa, folders e imãs com informações sobre o funcionamento da coleta serão distribuídos, além de cartazes e outdoors informativos que poderão ser encontrados em alguns pontos do município. A população também poderá entregar pilhas usadas e lâmpadas queimadas em todas as escolas, que servirão como pontos de coleta.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Einar de Mello "Naná" ressaltou a participação da população como um dos pontos essenciais para o sucesso da iniciativa. “Queremos ser parceiros para melhora da qualidade de vida de nossa população” afirmou. O diretor de Meio Ambiente, Alex Torazan destacou que o lixo da coleta seletiva é reaproveitado pelas famílias que trabalham na Estação de Transbordo em Porto Alegre. “Com a separação, mais lixo é reaproveitado e o município acaba diminuindo os gastos com o transporte dos resíduos que seguem até Minas do Leão” ressaltou Torazan, ao citar um dos pontos positivos da coleta seletiva.

Alex afirma ainda que já está nos planos da secretária a ampliação do serviço de coleta para todos as áreas do município. A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Montenegro em parceria com a SMAM e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA). Nela serão investidos R$ 65.000,00, vindos do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUNDEMA). Maiores informações podem ser obtidas na SMAM, pelo telefone 3632 8533.

Dias da coleta seletiva para o lixo sexo:

* 2ª feira: Bairro São Paulo, Loteamento Luis Inácio, Bairro São Pedro, Estação, Bairro Aeroclube, Bairro Germano Henke, Rua Via II.

* 3ª feira: Bairro Santo Antônio, Bairro Panorama, Centro, Bairro Olaria, Bairro Ferroviário, Bairro São João, Bairro Progresso.

* 4ª feira: Bairro Industrial, Bairro Municipal, Bairro Tanac, Bairro Santa Rita, Loteamento Luis Inácio, Bairro São Pedro.

* 5ª feira: Bairro Santo Antônio, Bairro Panorama, Centro, Bairro São João, Bairro Progresso, Bairro Rui Barbosa, Bairro Centenário.

* 6ª feira: Bairro Cinco de Maio, Rua Via II, Bairro Santa Rita, Bairro Germano Henke, Bairro São Paulo.

* Sábado: Centro, Rua Buarque de Macedo.