Ministro responsabiliza prefeituras por fraude envolvendo obras do PAC no RS



Ministro responsabiliza prefeituras por fraude envolvendo obras do PAC no RS
Segundo Márcio Fortes de Almeida, não há possibilidade dos projetos aprovados estarem superfaturados
O ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, responsabilizou as prefeituras pela fraude envolvendo um ex-integrante do governo municipal e as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A afirmação foi feita nesta tarde, após visita oficial às obras da extensão do trensurb, em Novo Hamburgo. O ministro entende que a atribuição do governo federal é apenas liberar a verba para os projetos e os municípios é que devem controlar as licitações e evitar fraudes como essa.

— Nós temos o complemento da Controladoria Geral da União, que é quem faz o acompanhamento das obras do PAC, ou da Polícia Federal, que certamente estarão fazendo levantamentos adequados. Mas a responsabilidade pelas licitações é da autoridade local. É do prefeito, quando for obra do Estado, é do governo do Estado — afirmou o ministro.

Márcio Fortes de Almeida garantiu que, apesar da fraude, não há possibilidade dos projetos aprovados estarem superfaturados:

— A Caixa Econômica acompanha toda a questão dos preços nas licitações, porque existe um sistema chamado Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) que indica quais são os preços aplicados a todas as obras, a todos os insumos das obras. Tudo o que está fora do Sinapi não passa.

O esquema foi revelado no último domingo após reportagem da RBS TV. O ex-secretário do Planejamento de Alvorada, Francisco Carlos Ramos, foi gravado dando detalhes sobre uma empresa que montou em nome de laranjas. Ele confessou que pagava propina a servidores de prefeituras para obter vantagens, vencer licitações e executar obras do PAC, custeadas pelo Ministério das Cidades. O prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, que já afastou Ramos do cargo, afirma que o município está aberto às investigações:

— A prefeitura está fazendo sua averiguação, solicitando auditoria nas obras do PAC e em outras obras do município. Se a presidente da Câmara quiser abrir uma CPI, ótimo, Vamos apoiar a CPI na Câmara de Vereadores.


FONTE: RÁDIO GAÚCHA, ZeroHora.com