Coma até ficar 80% satisfeito e viva mais


Não é à toa e, sim, devido aos bons hábitos alimentares, que os habitantes de Okinawa, no Japão, são a população mais longeva do planeta. Lá, viver mais de 100 anos é comum. Enquanto a média mundial é de dez centenários em cada grupo de 100 mil pessoas, em Okinawa essa proporção sobe para cinquenta.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é de 21,5 entre os moradores de Okinawa que seguem a alimentação tradicional, chamada hara hachi bu, ou comer até que esteja 80% satisfeito.

Isso não significa ter de levantar da mesa com fome. "Mas comer até os botões da camisa saltarem aumenta o estômago em cerca de 20% cada vez que faz isso, fazendo que precise de mais comida para se sentir satisfeito", explica o médico Bradley Willcox, co-autor do livro The Okinawa Diet Plan (A Dieta de Okinawa). ]

O médico diz que parar de comer quando começa a sentir-se satisfeito dá ao cérebro a hipótese de perceber que o estômago está cheio antes de comer demais.

Em tempos de epidemia de obesidade, doença que pode desencadear outros 30 males, não custa nada tentar seguir o exemplo dos japoneses e reaprender a comer.
FONTE: www.clicrbs.com.br