Câmara repassa 290 mil reais ao Hospital Montenegro


Câmara repassa 290 mil reais ao Hospital Montenegro

Antecipação das sobras orçamentárias do Legislativo poderá garantir repasse de 290 mil reais ao Hospital Montenegro (HM). Decisão neste sentido foi tomada por todos os Vereadores, durante reunião na Câmara no último dia 3. Para alcançar este montante, os vereadores estão abrindo mão de investimentos que seriam realizados na estrutura da Câmara, suspensão de todas as diárias e viagens.

O presidente do Legislativo, vereador Marcelo Cardona (PP), observa que este resultado foi fruto da reunião/visita feita pelos Vereadores às suas dependências, dia oito de outubro, acompanhados do médico e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rogério Macedo.

Na ocasião, foi deixado claro que a reunião tinha por objetivo obter amplo conhecimento da realidade. “Estamos acompanhando atentamente a questão do Hospital, e a maior preocupação neste momento é com o pagamento dos salários atrasados do dos funcionários e corpo clínico”, argumenta.

Cardona explica que o valor foi repassado porque o Legislativo abriu mão de verbas previstas no seu orçamento. “Essa medida somente foi possível pelo ajuste na utilização dos recursos e, principalmente, pelo gerenciamento austero realizado”, reforça.

Cardona aponta ainda que o valor somente deva ser utilizado para o pagamento de salários. O prefeito Percival de Oliveira (PMDB) terá que encaminhar projeto de lei de abertura de crédito especial, para que os vereadores o aprovem em plenário.

O Hospital Montenegro é único da cidade e região que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a praticamente todo tipo de patologia. São centenas de pessoas que procuram seu plantão médico e para internações.

Conforme o superintendente Sérgio Machado, alguns avanços ocorreram na estrutura física e redução do custo operacional. Por atender noventa por cento de seus pacientes pelo SUS, a casa de saúde acumula déficits mensalmente.

Outro avanço visando reduzir suas dívidas vem sendo a contribuição mensal efetuada por alguns municípios vizinhos, medida apoiada pelo Ministério Público, através do promotor Thomas Henrique de Paola Colletto.