60 anos da Biblioteca Pública Municipal de Montenegro


Sessão Solene destaca 60 anos da Biblioteca Pública
Noite de recordar. Este foi o tom da Sessão Solene realizada pela Câmara de Vereadores em homenagem aos 60 anos da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira.

A solenidade aconteceu na noite de quarta (25), na entrada principal do Teatro Roberto Atayde Cardona, sendo assistida por autoridades, ex-diretora da Biblioteca e por membros da família do ex-prefeito Hélio Alves de Oliveira.

Além de um vídeo contando a história e o dia-a-dia da instituição, a Banda Ky Marra, formada por alunos da Escola Estadual Jorge Guilherme Moojen, também abrilhantou a solenidade.

“Eis, pois, o desafio: redescobrir palavras e histórias, para ajudar a compor, com todos aqueles que nos precederam, a história desta Biblioteca, que é parte da história dos montenegrinos e que guarda, portanto, a sua memória já há 60 anos”. Este foi o tom do discurso da proponente da solenidade, Vereadora Rose Almeida (PP).

Destacou que, desde 1969, a Biblioteca vem sendo dirigida por mulheres e cumpre sua função social, educativa e cultural, disponibilizando bens e serviços que contribuem para o desenvolvimento humano e social, preservando e enriquecendo as referências culturais de nosso povo e possibilitando “uma volta ao mundo de um livro ao outro”.

Emocionada, a atual diretora, Simone dos Santos Dörr, citou que os serviços atraem aproximadamente 1200 pessoas a cada mês. “Estar em meio aos livros é sempre um prazer”, qualificou, igualmente reafirmando a importante participação da mulher na história da instituição.

Ao final da solenidade, a família de Hélio Alves de Oliveira oficializou a doação de todo o acervo particular do ex-prefeito para a Biblioteca Pública.