13ª EXPOTEC SÃO JOÃO BATISTA DE MONTENEGRO-RS


RESUMO



O colesterol é uma classe de lipídeos, com estrutura química relativamente complexa. Essa substância é transportada pelo sangue associada a certos tipos de proteínas (as lipoproteínas), entre as mais conhecidas estão: a lipoproteína de baixa densidade e a de alta densidade, respectivamente denominadas por LDL e HDL, assumindo comportamentos antagônicos no organismo.

A laranja Valência “Citrus sinensis L. Osbeck” faz parte de um dos grupos de alimentos mais famosos no combate a doenças cardiovasculares, pois contém limoneno, uma substância química orgânica, natural, pertencente à família dos terpenos, classe dos monoterpenos de fórmula molecular C10H16 e encontrada preferencialmente na casca das frutas cítricas, sendo responsável pelo aroma que estas frutas apresentam e funciona como um ativo terapêutico no controle do colesterol.

A partir destes dados foi administrado a coelhos resultados da cruza da espécie Gigante com a espécie Nova Zelândia, quantidades diárias de óleo essencial da casca da laranja Valência “Citrus sinensis L. Osbeck”, contendo 64,46% de limoneno, a fim de verificar a eficácia do mesmo na redução do colesterol ruim.
Através de análises de sangue realizadas com a ajuda de um profissional responsável (veterinário), constatamos que o óleo essencial da casca da laranja Valência “Citrus sinensis L. Osbeck” se mostrou eficaz na redução do nível de colesterol ruim das cobaias quando utilizado juntamente com uma dieta alimentar adequada e que poderá ser uma maneira mais saudável e natural no auxílio de um tratamento ou na prevenção de doenças cardiovasculares após aprovação dos órgãos competentes.