13ª EXPOTEC DA ESCOLA ESTADUAL TECNICA SÂO JOÂO BATISTA DE MONTENEGRO


ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA SÃO JOÃO BATISTA

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS - EXPOTEC

INFLUÊNCIA DA SUINOCULTURA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Nº 46

ANA PAULA KLUNCK

CRISTIANE LUIZA KLUNCK KNAPP

EDUARDO FLORES CORREA

JÉSSICA RIBEIRO



Projeto desenvolvido no ano de 2009 na Escola
Estadual Técnica São João Batista.

Orientador: Químico – Prof. Fabio Juliano Motta de Souza


Montenegro, Outubro de 2009.

RESUMO
A suinocultura no Brasil é uma atividade predominante de pequenas propriedades rurais. É considerada como uma atividade potencialmente causadora de degradação ambiental, podendo contaminar águas subterrâneas próximas a esta atividade. Segundo a Portaria nº 518, de 25 de março de 2004, recomenda-se como parâmetro a efetuação de análises microbiológicas principalmente do grupo Coliformes.

No decorrer do ano, continuamos nossa pesquisa visando aprofundar ainda mais nossos conhecimentos relacionados ao tema.

Posteriormente, foram realizadas diversas análises físico-químicas e microbiológicas, usando como parâmetros as exigências descritas pela Portaria nº 518 a fim de constatarmos a possibilidade da água ser potável ou não. Comparamos os resultados obtidos a partir de gráficos e tabelas. De acordo com os resultados verificamos que as águas subterrâneas analisadas tiveram um bom atendimento dos parâmetros físico-químicos, porém estes dados não são definitivos para a afirmação de que essas amostras são realmente potáveis, pois são as análises microbiológicas que mostram se esta água está contaminada. Obtivemos seis amostras fora do padrão estipulado.

Poderemos tornar estes resultados mais concisos à medida que, buscarmos a continuidade das análises microbiológicas e também termos subsídios necessários ao monitoramento da contaminação por bactérias patogênicas que pode vir a ser causada pela suinocultura, e que posteriormente produzam doenças vinculadas aos microorganismos presentes nestas águas