A realidade financeira da Prefeitura de Montenegro/RS


Situação financeira do Município é debatida na Câmara
Um público bem mais numeroso do que normalmente participa de audiências públicas esteve na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (07) à noite. A reunião, proposta pelo presidente do Legislativo, Marcelo Cardona (PP), tinha o objetivo de conhecer melhor a atual realidade financeira da Prefeitura. Na abertura, Cardona leu o decreto assinado pelo Prefeito Percival de Oliveira (PMDB) determinando corte nos gastos, para manter o equilíbrio financeiro do Município.

Representando a Prefeitura, a Secretária da Fazenda Ilse Joner e o assessor especial Júlio Hoffmeister apresentaram os indicadores financeiros do quadrimestre anterior e responderam vários questionamentos, na maioria apresentados por empresários.

Cardona questionou a eficácia deste decreto, pois não são apontados em quais setores efetivamente haverá cortes, nem algum índice de redução. A preocupação maior do vereador é que mais uma vez poderá haver redução nos investimentos o que, na sua visão, não seria o procedimento administrativo mais adequado.

A Secretária afirmou que a contenção de despesas deverá provocar uma redução de dois milhões de reais no Orçamento deste ano do Município. Garantiu que obrigações como pagamento dos funcionários, décimo terceiro salário e dívidas programadas vão ser cumpridas.