PROGRAMA EMANCIPAR EM MONTENEGRO-RS


Programa Emancipar realizará reunião motivacional com comunidade do Bairro SENAI

O Programa Emancipar: todo mundo é cidadão, começa a tomar forma em Montenegro. Nesta quarta-feira (14), a partir das 18h30min, ocorre uma reunião motivacional com a presença do Consultor Técnico do Emancipar, Luis Otávio Abreu, com a comunidade do bairro SENAI, que irá participar do programa. O encontro acontece na Escola Aberta e irá envolver em torno de 80 pessoas.

Na ocasião, serão escolhidos dois gestores da comunidade. “É o último passo para o programa iniciar efetivamente na cidade”, informou a diretora do Departamento de Assistência Social, Leda Esmério. No total, o Emancipar irá atender cerca de 200 famílias.

Conheça o programa

O município de Montenegro aderiu ao "Programa Emancipar", no dia 8 de abril. O "Emancipar" é executado pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e tem como objetivo o combate à pobreza, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social (abaixo da linha de pobreza).Suas ações são integradas com as secretarias estaduais, iniciativa privada, prefeituras e as próprias comunidades beneficiadas.

O Emancipar desenvolve projetos nas áreas de habitação popular, empreendedorismo e acesso ao crédito, qualificação profissional, valorização das pessoas, proteção social, trabalho e renda. Em Montenegro, participam do programa: CRAS, Escola Aberta e Entidade Beneficente Espiritualista Lar do Menor.

Foco do programa:

* Desenvolvimento local sustentável;
* Formação de parcerias estratégicas;
* Abordagem multivetorial da pobreza;
* Focalização de políticas e programas sociais;
* Pactuação com as comunidades;
* Emancipação das comunidades.