PREFEITURA DE MONTENEGRO/RS E CORSAN ACERTAM CONTRATO



Prefeitura e Corsan acertam detalhes para renovação do contrato

A Prefeitura de Montenegro está em negociação com a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) para estabelecer as clausulas do contrato que deverá ser renovado entre as duas entidades. O vice-prefeito Marcos Griebeler entregou a contraproposta do município. No documento, estão as exigências da Administração Municipal para que a parceria seja renovada. Um dos principais pontos levantados é a instalação do esgoto cloacal junto do sistema de tratamento de resíduos, obra, que segundo o superintendente de Relações Institucionais da CORSAN, Júlio César Faccin, deverá custar entre 60 e 70 milhões de Reais.

Além disso, o município quer que a Companhia invista na ampliação do abastecimento de água na zona rural e no controle das obras de manutenção das vias abertas pela empresa. Para o vice-prefeito, é importante que Montenegro trate os resíduos que produz. “É um grande passo para obtermos, de fato, o saneamento básico”. O contrato vigente com a entidade é de 1969, sendo prorrogado a cada 20 anos. O prazo para a revisão das clausulas termina no dia 3 de dezembro. Se renovado, ficará em vigor pelos próximos 25 anos.

Nesta nova parceria, a Prefeitura terá papel mais ativo nas obras realizadas pela CORSAN, sendo de responsabilidade do administrativo o planejamento e a fiscalização das atividades. Segundo o superintendente Faccin, todas as obras serão realizadas com mão de obra contratada. O investimento será ressarcido através de captação de recursos em parceria com o município e da exploração das taxas. A contraproposta que foi entregue, será analisada pela equipe jurídica da CORSAN e dentro de 15 será realizada uma nova reunião para que todas as cláusulas sejam analisadas. Na reunião, também estiveram presentes o diretor de Meio Ambiente, Alex Torazan, o procurador Geral do Município, Marcelo Rodrigues e a gerente de Contratos e Convênios, Fernanda Duarte.