Estado entrega 76 novas vagas no presídio de Montenegro-RS


Estado entrega 76 novas vagas no presídio de Montenegro

O governo do Estado, por meio das Secretarias da Segurança e Obras Públicas, entregou nesta terça-feira (13), em Montenegro, 76 novas vagas na Penitenciária Modulada de Montenegro, unidade prisional de regime fechado. O ato aconteceu junto à penitenciária de Pesqueiro, localizada no quilômetro 426 da BR 386. Orçada em R$ 307.923,90, com recursos oriundos do Tesouro do Estado, a obra teve início em 18 de junho deste ano e abrange um módulo de 610 m², adaptado para receber apenadas.

Na ocasião, o prefeito Percival de Oliveira pediu a retirada do albergue para detentos do regime aberto e semi-aberto, que está localizado próximo a creche do Lar do Menor, na Rua Bruno de Andrade. O chefe do Executivo destacou que, de acordo com levantamento, 60% da criminalidade na cidade ocorrem em função da presença do albergue. “O fato causa apreensão dos pais, que possuem filhos nessa creche”, afirmou.

O secretario da Segurança, Edson Goularte, que esta é mais uma medida importante na qualificação do sistema penitenciário gaúcho. “É uma medida que visa amenizar o problema de superlotação nos presídios”, disse.

As novas vagas na penitenciária é uma iniciativa integra as ações do projeto de Ampliação de Vagas Prisionais, do Programa Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br) que, até 2010, estará investindo R$ 462 milhões na Segurança em projetos como o de Recomposição dos Efetivos, Renovação da Frota, Modernização dos Sistemas de Inteligência e o Recomeçar, com foco na ressocialização de apenados, projeto esse também integrado ao estruturante Nossas Cidades.