Convênio para as 200 câmeras de videomonitoramento em Montenegro será assinado em novembro


Convênio para as 200 câmeras de videomonitoramento será assinado em novembro

A informação foi confirmada pelo Ministro da Justiça, Tarso Genro, em audiência com os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC), na sede da Polícia Federal, em Porto Alegre, na manhã do último sábado (24). O projeto de videomonitoramento foi contemplado através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). No total, serão investidos 15 milhões de Reais para a implantação de 200 câmeras, em 20 municípios da região. Em Montenegro, serão 22 câmeras. Os recursos serão destinados pelo Ministério da Justiça, através do Consórcio Intermunicipal (CIS/Caí).

O projeto de videomonitoramento foi destacado por Tarso, que defendeu o uso dessa tecnologia como uma das ações para o enfrentamento da criminalidade. “As câmeras acabam sendo um importante aliado na repressão e combate à violência”, afirmou. O Ministro ainda informou que para o próximo ano, o Ministério contará com um orçamento de 250 milhões de Reais para o PRONASCI.

“É um projeto aguardado pela nossa população”, comemorou o prefeito Percival de Oliveira. “É mais uma ferramenta na prevenção da violência”, disse. Os recursos liberados também serão usados na implantação das centrais de monitoramento e para o treinamento dos operadores do sistema. As centrais serão instaladas nos municípios de Salvador do Sul, São Sebastião do Caí, Feliz, Portão e Montenegro.

Na tarde de sexta-feira (23) ocorreu a primeira etapa da reunião técnica dos municípios e consórcios contemplados com o PRONASCI. No encontro, foram apresentados aos prefeitos os requisitos de natureza legal e administrativa para que os projetos cadastrados sejam efetivamente contemplados.
FOTO: Presidente da AMVARC, Jacob Nestor Seibel, Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT), Tarso Genro e Percival de Oliveira