Câmara Municipal de Montenegro vai aos Bairros: Posto de Saúde é prioridade número um no Panorama



Câmara Vai aos Bairros: Posto de Saúde é prioridade número um no Panorama

Os vereadores estiveram na noite de quarta-feira (28), reunidos com os moradores do bairro Panorama, na escola Adolfo Schüller. A comunidade, através da realização do projeto Câmara Vai aos Bairros tem oportunidade de ficar mais próxima do vereador. O Panorama foi o quinto bairro percorrido em 2009, dentro deste processo de inovação do Legislativo.

A população do Panorama esteve presente em grande número, e entregou uma lista de reivindicações. Falando em nome de todos, Cleci Pavanate disse que a prioridade do bairro atualmente é a construção de um Posto de Saúde. “Nós estamos distantes dos locais onde são realizados os atendimentos médicos. Um posto aqui contribuiria muito para a melhoria na qualidade”, afirmou. Ela ainda fez elogios ao médico, que presta atendimento uma vez por semana em um local improvisado. Cleci ainda apontou outras necessidades, como melhorias no que tange à segurança na rodovia RS 287, construção de uma área de lazer, limpeza de ruas e calçadas, canalização de parte da Rua Borba, onde o esgoto corre a céu aberto. Por último, solicitou que seja colocado um Agente de Saúde.

Em seguida a Diretora da escola, Leila Regina de Oliveira fez um desabafo. “Existe um pré-conceito antigo de marginalidade e criminalidade com relação ao bairro, isso não existe. O bairro é ótimo e estamos oferecendo a educação de qualidade e os profissionais não medem esforços na realização das atividades”, salientou Leila. Dentre as reivindicações pediu somente que sejam realizadas as obras previstas para o educandário no orçamento de 2009 do Município. Após várias manifestações da população, o vice-prefeito Marcos Griebeler (PP) e o secretário de Educação destacaram algumas ações que estão sendo realizadas, e Griebeler anunciou que será construído um Posto de Saúde entre os Bairros Santo Antônio e Panorama.

Coordenando os trabalhos, o presidente da Câmara Marcelo Cardona (PP) explicou que se trata de um momento importante, uma vez que a Câmara oportuniza a população espaço para manifestação e cobranças. “Estamos aqui ‘dando a cara à tapa’, para que possamos unir forças e cobrar ações da Prefeitura”, argumentou Cardona. Todos os vereadores seguiram a mesma linha, afirmando que o vereador não tem poder de realizar obras e sim de cobrar e fiscalizar.

Ao final ficou evidente a satisfação dos moradores com a Câmara Vai aos Bairros, pois não precisaram sair de seu local de moradia para terem contato direto com os Vereadores. Presentes também os Secretários de Agricultura, de Educação, o Diretor de Habitação e o capitão da Brigada Militar, Oscar Bessi Filho.