As pessoas são capazes de perceber o valor emocional de mensagens subliminares ?


No ano de 90, a Pepsi lançou uma série especial e limitada de embalagens diferentes da convencional. Naquelas embalagens estava inserida subliminarmente a palavra SEX, SEXO EM INGLÊS.
A BBC informou: estudo da University College London mostrou que as mensagens subliminares nos atingem sim, e mais ainda se o teor da mensagem é negativo.

50 participantes foram submetidos ao seguinte teste: uma série de palavras em uma tela de computador era exibida, por uma fração de segundo --insuficiente para o testado ler o que estava escrito. As palavras variavam entre positivas (alegre, flor, paz), negativas (agonia, desespero, assassinato) ou neutras (caixa, orelha, chaleira). Em seguida, tinha de dizer se ela era era neutra ou tinha impacto emocional (positivo ou negativo) e quão confiantes estavam em relação a sua escolha.

Os pesquisadores verificaram que os participantes tendiam a responder mais precisamente após ser expostos a palavras negativas mesmo quando acreditavam que estavam apenas adivinhando suas respostas.

A conclusão dos pesquisadores é que as pessoas são capazes de perceber o valor emocional de mensagens subliminares e que responder rapidamente a informações emocionais é vantajoso do ponto de vista evolutivo --a cientista Nilli Lavie disse que "não podemos esperar que o consciente entre em ação se vemos alguém correndo em nossa direção com uma faca ou se estamos dirigindo em meio à neblina e vemos um aviso de perigo".

Campanhas de marketing teriam um grande interesse em trabalhar com essa ideia, diz ela.
--