Velório de ex-prefeito comove comunidade


Montenegro: Velório de ex-prefeito comove comunidade
O velório do Ivan Jacob Zimmer, atraiu dezenas de pessoas ao longo desta sexta-feira. Autoridades, amigos, antigos colegas, familiares e, até mesmo adversários políticos, estiveram na Câmara de Vereadores de Montenegro para lamentar a morte do ex-prefeito da cidade. Ele faleceu na manhã de hoje, aos 73 anos, após sofrer vários Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs).

O "amigo do povo". Assim Ivan era lembrado pelos presentes no velório. Conhecido pela generosidade e carinho com que tratava a todos, sua figura sempre sorridente, cativou amizades por onde havia passado. Mesmo chefiando a prefeitura montenegrina, mantinha o hábito de conviver entre populares nos bairros ou tomar o seu cafezinho no centro da cidade, o que lhe rendeu uma imagem positiva entre a comunidade.

Um de seus parceiros na vida pública, José Nascimento foi motorista do Gabinete em dois dos três mandatos do ex-prefeito. "Novinho", como é mais conhecido, diz se entir muito triste pela perda do amigo. "As lembranças que guardo do Ivan são muito boas. É um momento ruim de falar, pois a dor está no coração. Era um homem excelente", comenta. A capacidade de perdoar, destaca Novinho, era outra virtude do amigo. "Em muitas vezes, estávamos com raiva de uma pessoa e ele, Ivan, já havia perdoado. Isso é uma qualidade que nunca vi em qualquer sujeito, como eu obsevava nele".

Entre os presentes no velório, a vereadora Rose Almeida diz ter perdido alguém que podiria ser chamado como "pai". "O Ivan não foi só meu colega ou o prefeito a quem eu respeitava. Ele foi bem mais que isso, para mim e para muitos outros", recorda Rose, que atuou junto com Zimmer na Administração do Município desde o seu primeiro mandato, em 1977. A secretária geral do então prefeito complementa, dizendo que "a comunidade montenegrina teve uma grande perda". Segundo a vereadora, Ivan se destacou por governar "fazendo mais o uso do coração, ao invés da razão".

Ivan Jacob Zimmer continua sendo velado no Salão de Entrada da Câmara Municipal de Montenegro. Para manhã deste sábado, está programado um cortejo pela cidade com o corpo do ex-prefeito sobre o caminhão dos bombeiros, com saída prevista à 10:00 horas. Após as últimas homenagens em sua cidade natal, o féretro será encaminhado ao Crematório Metropolitano de São Leopoldo.
FONTE: Agência RSCOM / Tiago Ritter www.leouve.com.br
Foto: www.fato.novo.com.br