Enchentes em Montenegro/RS 2009







Mês deve ter 20 dias de chuva
Cerca de 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas no RS.
As chuvas que forçaram até agora 4 mil pessoas a deixarem suas casas no RS são apenas parte do que está por vir. A tendência de que os problemas climáticos virem catástrofe é tamanha que a governadora Yeda Crusius arrancou promessa do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, de que ele virá ao Estado para liberar verbas e minorar os efeitos das inundações.

A perspectiva é de que chova em 20 dos 30 dias de setembro, tornando este o mês mais chuvoso, em anos, para os gaúchos. Desde o princípio do inverno de 2007 não chovia tanto no sul do Brasil. Naquele ano, como agora, a região foi atingida pelo El Niño (o aquecimento das águas do Oceano Pacífico que resulta em tempestades na porção meridional do Brasil).


A situação está muito parecida com a de dois anos atrás. As pessoas podem não lembrar, mas em muitos lugares – inclusive em MONTENEGRO – choveu em 2007 mais do que chove agora. É possível, no entanto, que 2009 bata uma marca, pelo menos em se tratando de setembro.

– Choverá muito até o final de setembro e também em outubro. Teremos frentes frias atuando de forma estacionária, provocando precipitações em vários dias seguidos e elevando os níveis dos rios. As chuvas só vão diminuir em novembro – analisa a meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia.

Hamilton Carvalho, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diz que a tendência é concentrar muita chuva em poucos dias, inclusive em poucas horas.

Isso significa que a volta do sol, que brilha desde ontem em algumas regiões gaúchas, não implica necessariamente em fim das inundações. O Rio dos Sinos deve atingir dois metros acima do nível de alerta nesta segunda-feira em São Leopoldo, enquanto o Rio Caí alcançará três metros e meio acima do nível de alerta, em São Sebastião do Caí e MONTENEGRO. Os dois rios provocaram a elevação do nível do Guaíba, que inundou casas. As águas até começaram a baixar, mas deve voltar a chover.

Em decorrência das chuvas e vendavais, 4.285 pessoas tiveram de sair de casa. Dessas, 2.231 estão desabrigadas e 2.054, desalojadas.
ZERO HORA