ALERTA AO POVO DE MONTENEGRO


Alta dos rios deixa em alerta Montenegro,Novo Hamburgo e São Sebastião do Caí
Nível do Guaíba baixa, mas Defesa Civil de Porto Alegre mantém alerta às ilhas da região

Com 2m86cm acima de seu nível normal, o Rio dos Sinos deixa em alerta autoridades de Novo Hamburgo. De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Luiz Fernando Farias, caso o rio suba mais 50 centímetros, ele vai transbordar e atingir as regiões ribeirinhas.

As bacias do Caí e do Sinos preocupam com a perspectiva de chuva forte nas áreas dos vales, além da Serra e do Litoral, nas próximas 48 horas.

— O rio está com 6m36cm quando o normal dele é 3m50cm. Se ele subir mais 50 centímetros teremos que convidar as famílias a se retirar de suas casas temporariamente — avisa Farias.

Em São Sebastião do Caí, o rio Caí estava com 8,5 metros — 1 metro abaixo do nível em que começa a retirada de famílias ribeirinhas. Uma reunião da Defesa Civil e prefeitura do município definirá a retirada dos moradores da margem do rio.

Guaíba monitorado

As chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira colocaram em alerta a Defesa Civil para a possibilidade de cheia do Guaíba. Nesta manhã, apesar de o nível da água ter baixado dois centímetros em relação a ontem, quando apresentava 1,70 metro — 70 centímetros acima do normal —, o órgão mantinha nível médio para a possível retirada dos ribeirinhos da margem. Acima de 1,80 metro, é considerado "ponto crítico" pela Defesa Civil.

Nas ilhas ao redor do Guaíba, as ilhas do Pavão, dos Marinheiros e a Ilha das Flores expiram maiores cuidados.

— Estamos monitorando a régua na Ilha da Pintada duas vezes ao dia. Mas é uma situação complicada, porque não é qualquer água na porta fazem o moradores sair de suas casas. Para sair eles têm de estar com água dentro de casa mesmo — aponta Antônio Carlos dos Santos, chefe do grupo de primeira abordagem da Defesa Civil de Porto Alegre.

A chuva dos últimos 40 dias em alguns pontos de Porto Alegre alcança 460 milímetros, 246% da média do período.

Fonte: zehora.com