TENDÊNCIA EMPRESARIAL MUNDIAL


Consultoria aponta as tendências do trabalho

Em pesquisa realizada mundialmente pela Manpower, profissionais apontaram quatro principais tendências do mundo do trabalho:

* Escassez de talentos. De acordo com Elaine Saad, country manager da Right Management para América Latina, existe uma grande incompatibilidade entre aquilo que as empresas precisam e aquilo que grande parte dos profissionais pode oferecer. Outros fatores são o envelhecimento da força de trabalho e a migração de jovens talentos.

* Deslocamento do poder do empregador para o indivíduo. Não existe mais espaço para as regras impostas pela empresa de maneira unilateral. Com várias gerações trabalhando lado e lado, é preciso entender as diferenças de expectativas entre as pessoas.

* Aumento da sofisticação no gerenciamento dos talentos. O grande desafio, aponta a executiva, é que alguns investimentos realizados nos recursos humanos têm retorno abstrato e será preciso sofisticar as formas de mensurar esses benefícios para garantir que o RH não perca o espaço que já vem conquistando. As empresas possuem uma expectativa maior em relação ao retorno dos investimentos realizados.

* Revolução tecnológica. Os indivíduos estão se tornando cada vez mais interconectados e mudando as formas de acesso ao conhecimento, por isso, as empresas terão que reconhecer as sociedades virtuais como fontes de aprendizado e potencial solução de problemas.
FONTE: ELAINE SAAD. www.clicrbs.com.br