Prefeitura de Montenegro/Rs e Braskem estudam parceria para reaproveitamento de cinzas



A empresa Braskem pretende doar as cinzas produzidas pela empresa, com a queima de carvão mineral, para a Prefeitura de Montenegro. O resíduo será utilizado na pavimentação de ruas, especificamente na composição da base, o que pode trazer grande economia para o município, pois a cinza pode substituir a brita que é utilizada no processo. O prefeito Percival de Oliveira, a gerente de Contratos e Convênios, Fernanda Straatmann Duarte e o engenheiro Márcio Gomes também participaram da reunião, que aconteceu ontem (26) á tarde na empresa.



Segundo o responsável pelo Programa de Energia da Braskem, Marcelo Wasem, as cinzas que são produzidas pela empresa se dividem entre seca e úmida. A parte seca do resíduo já é voltada para o reaproveitamento. Porém, grande parte da cinza úmida é colocada em depósitos que se localizam dentro do complexo. “Queremos dar um destino mais nobre para esse material” afirmou Wasem. Estudos sobre a utilidade da cinza já foram realizados e aplicados no terminal Santa Clara, que permite a ligação entre o Rio Jacuí e a sede da empresa, no Pólo Petroquímico. A estrada possui mais de 20 anos e conta com grande fluxo de cargas diárias e ainda se apresenta em bom estado tendo passado por poucas reformas.



O diretor afirma que a empresa pretende aumentar a queima de carvão, o que pode gerar mensalmente duas mil toneladas de cinza. O chefe do Executivo ressaltou que a parceria trará ganhos tanto para o município quanto para a Braskem. "Ações como essa, beneficiam tanto o meio ambiente quanto a economia em relação aos gastos do município” afirmou.



Os engenheiros da Prefeitura farão uma análise dos estudos e aplicações do material para determinar a melhor forma para utilizar o produto. Os resultados serão repassados a Administração Municipal, que realizará mais encontros com a empresa para acertar os detalhes. Também estiveram presentes na reunião, o gerente de Relações Institucionais, João Ruy Dornelles Freire e a analista de Meio Ambiente, Fabiane Ponciano Vitt.
FONTE: montenegro.rs.gov.br