Geração Y é desafio para as empresas


Conquistar a Geração Y é desafio para as empresas Companhias precisam se atualizar para atrair e manter interesse de quem tem entre 18 e 25 anos

Questionadora, individualista e tecnológica, a juventude contemporânea – a Geração Y– ingressa no mercado de trabalho e se torna um desafio para organizações veteranas. Como lidar com as diferenças nas relações humanas e como segurar estes talentos nas organizações?

Esse foi um dos temas abordados no encontro promovido pela Câmara Americana de Comércio no Rio Grande do Sul, ontem, na Capital. O Fórum de Gestão de Pessoas trouxe especialistas para discutir tendências em gerência de equipes.

Mudanças iniciadas dentro de casa se refletem no ambiente de trabalho, diz a palestrante Eline Kullock, presidente do Grupo Foco (consultoria de recursos humanos). Apesar de os conflitos entre os mais jovens e os mais velhos serem recorrentes na história da humanidade, esta é a primeira vez que, segundo ela, uma geração não aprende com os pais. Incentivados em casa, buscam informações na internet e, depois, no trabalho, acabam considerados imediatistas.

Há um ano como estagiária na Terra Sul Imóveis, na Capital, Verônica Ferreira, 20 anos, abastece o site da empresa e auxilia os colegas com informática.

– Às vezes, perco um pouco a paciência, mas estou acostumada porque também ajudo o meu pai com o computador – conta a estudante de Engenharia Química que, aos 20 anos, está no terceiro emprego.

Mudar para manter o interesse desse grupo é essencial.

– As empresas precisam se ajustar ao novo, pois os veteranos um dia terão de dar lugar aos mais novos. Para isso, precisam estimular o jovem a envolver-se nas atividades, criando projetos que os mantenham desafiados – sugere João Baptista Brandão, professor da escola de administração da Fundação Getulio Vargas e especialista em gestão de pessoas.
Fonte: zh.com.br