Desfiles de sete de setembro serão transferidos para 15 de novembro




Os desfiles em comemoração ao dia sete de setembro serão transferidos para o dia 15 de novembro. A informação foi confirmada na manhã de hoje (24) pelo secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, em coletiva com a imprensa. Segundo Kranz, uma reunião foi realizada com representantes de escolas e entidades ligadas aos desfiles da independência durante a semana passada. Durante o encontro, os diretores das instituições apontaram dificuldades de preparar todos os detalhes da data em tão pouco tempo. Os diretores afirmaram precisar de mais tempo para a confecção de todos os materiais utilizados durante o desfile, além dos ensaios com alunos e das bandas marciais que ainda estão se estruturando.



Kranz informou ainda que a Brigada Militar foi a favor do adiamento, pois também precisarão de mais tempo para organização do efetivo que será usado na data. O secretário afirmou ainda que as escolas não deixarão de comemorar a data e estão sendo orientadas a realizar festividades relacionadas a pátria com os alunos, país e professores. “Queremos que o sete de setembro seja realmente uma data comemorativa para nossos alunos”, destacou. Algumas escolas municipais e particulares já haviam informado que não participariam do desfile. O temor dos pais em mandar os filhos para os desfiles, devido a gripe A (H1N1), foi um dos grandes motivos para que os diretores reforçassem o pedido de adiamento das atividades. “O bom senso nos fez mudar a data”, enfatizou.



Neste ano, o tema municipal do evento será “Estação da Cultura: 100 Anos de Presença e História na Comunidade”. Os desfiles do dia 15 de novembro comemorarão tanto a Independência do Brasil quanto a Proclamação da República, trazendo assim mais riqueza para a data. Os desfiles deverão acontecer pela manhã, às 9 horas, na rua Bruno de Andrade, na Timbaúva e a tarde, às 14 horas, na rua Ramiro Barcelos, no Centro. As atividades programadas para a semana Farroupilha, que acontecerá entre os dias 12 e 20 de setembro, estão confirmadas e deverão ocorrer normalmente. O diretor de Cultura Edson Maciel também participou da coletiva.