CENTENÁRIO DA ESTAÇÃO FÉRREA DE MONTENEGRO





CENTENÁRIO DA ESTAÇÃO FÉRREA DE MONTENEGRO





Neste domingo último, dia 12 de julho de 2009, foram realizadas atividades comemorativas ao Centenário da Estação Férrea montenegrina, com o apoio da ACBF (associação comunitária do Bairro Ferroviário) e da AMEPE (associação montenegrina de microempresas e de pequenos empreendedores). Para o evento foi utilizada a sala seis da Estação da Cultura, na qual houve exposição de fotos antigas da estação em arquivo digital (fotos estas do arquivo pessoal do telegrafista já falecido Cid Toscano), e da capelinha com Nossa Senhora de Fátima, uma das “santinhas” que visita os lares dos moradores do Bairro Ferroviário.


Enquanto isto, no pavilhão foi exposta uma maquete, representando uma estação férrea, onde circulava uma “Maria-Fumaça” que emitia sons e soltava fumaça, cujo tema era “RECORDANDO A MARIA-FUMAÇA”. Nesta ocasião, houve, também, a nova eleição para a diretoria da associação comunitária do referido bairro, com chapa única, a qual foi composta dos seguintes membros: Gelson Antonio Alves (presidente), Sergio Alberto Dalcin (vice- presidente), Moacir Fernandes (tesoureiro), João Alberto Leão (vice-tesoureiro), Delci Maria Coitinho Alves (secretária), Noemia Borba Bandeira (vice-secretária) e para o Conselho Fiscal, Leonardo Lothamer, Marta Anselmo, Juarez Nunes, Hermínia Pereira Anselmo e Claudionir de Abreu Anselmo. (O Edital para a inscrição das chapas para a diretoria da associação do bairro teve seu prazo encerrado em 27/06/09.)


Havia exposição de magníficos trabalhos de artesanato, componentes do “Bric da Estação”, trabalhos estes confeccionados em madeira, em tecidos.

Delci Maria Coitinho Alves