Novo buscador do Google organiza resultados em tabelas


Já está no ar o novo buscador do Google. Ainda em estágio experimental, o Google Squared organiza os resultados em tabelas, separando as informações em grupos, e ainda permite inserir mais detalhes, personalizando a pesquisa. O novo serviço pode ser visto como uma resposta da companhia - líder em buscas na web - ao recente lançamento de duas ferramentas concorrentes: o Bing, da Microsoft, e especialmente o WolframAlpha.

Em uma pesquisa sobre praias brasileiras (usando "brazilian beaches" como termo de busca), por exemplo, o Google Squared retorna uma tabela com sete itens: Rio de Janeiro, Fortaleza, Copacabana, Ipanema, Paraty, Angra dos Reis e Porto de Galinhas. Cada item traz uma imagem, uma breve descrição, o código de área do local, "data de nascimento" e população - mas nem todas as informações estão disponíveis para todas as praias.

O usuário pode personalizar a tabela excluindo ou adicionando items ou informações, inclusive novas colunas. É possível digitar "area" (área) no topo de uma nova coluna, por exemplo, e os resultados para cada item dessa busca aparecerão em seguida. A própria ferramenta sugere termos para pesquisa.

Usuários que têm conta no Google também podem salvar os resultados.

O Squared (que significa "ao quadrado") ainda não fala português, mas já pode ser acessado em www.google.com/squared.

FONTE: Terra.com.br