Internet é curso pré-vestibular para coreanos


Nos anos 90, Son Joo-eun se tornou um sucesso no segmento de cursinhos de preparação para o vestibular nacional da Coréia do Sul, um negócio altamente competitivo. Sua renda anual atingia os 720 milhões de won - o equivalente a US$ 573 mil, hoje - e ele trabalhava como instrutor privado para as famílias mais ricas de Seul, com o objetivo de ajudar seus filhos a conquistar admissão nas universidades de elite do país.

Foi então que ele chegou a um momento de lucidez: "Aquilo que eu estava fazendo, ajudando os ricos a conduzir seus filhos ao topo da pirâmide e a manter os demais jovens sempre para baixo, na verdade aprofundava a desigualdade do sistema educacional".

Em 1999, quando estava assistindo a um canal de televisão que promovia vendas pelo telefone, Son formulou a idéia de uma escola online de preparação para o vestibular nacional. Já que os sul-coreanos estavam aderindo alegremente à internet em banda larga, sua idéia foi perguntar: por que não levar às suas casas também as aulas preparatórias?

Ele recorreu à web para oferecer um sistema "honesto e de baixo custo de melhora da educação, disponível para todos", e desde então o multibilionário setor sul-coreano de cursinhos preparatórios jamais foi o mesmo.

O Megastudy.net, o serviço online de preparação para vestibulares que Son iniciou em 2000, pode representar a perfeita convergência entre as duas obsessões dos sul-coreanos: a boa formação educacional e a internet. Neste país, onde a situação e a renda que uma pessoa tem aos 60 anos são em larga medida determinadas pela faculdade que ela tenha feito aos 18, a tarefa dominante entre os país sul-coreanos é a de garantir a admissão de seus filhos em uma das universidades de elite. E fazê-lo requer uma nota excelente no vestibular nacional.

Fonte. Terra.com.br