NOVA fábrica da Masisa entra em operação EM mONTENEGRO-RS


Grande fábrica da Masisa
entra em operação


A nova fábrica da Masisa Brasil, em Montenegro (RS), já deu início à produção dos painéis de MDP (Medium Density Particleboard). Os funcionários da unidade comemoram a fabricação da primeira chapa do material, que saiu da prensa no último sábado, dia 23. “A entrada em operação da linha de produção foi mais uma etapa realizada rigorosamente dentro do cronograma em uma obra que chega praticamente ao fim sem a ocorrência de nenhum acidente ou problema com qualquer dos equipamentos”, comemora Pablo Rossler, diretor industrial da fábrica da Masisa em Montenegro. Equipada com uma prensa contínua – o que garante maior produtividade à planta e mais qualidade ao produto final – com 43 metros de extensão, é a maior linha de fabricação de MDP do Brasil.


Resultado do investimento de aproximadamente 266 milhões de reais, a fábrica conta com capacidade nominal para produção de 750 mil metros cúbicos de MDP por ano, e também com uma linha de produção de melamina — que deve começar a operar até a metade de julho — com capacidade para revestir 300 mil metros cúbicos de painéis por ano. Situada na margem da BR 386 (Tabaí/Canoas), perto da John Deere, no distrito industrial de Montenegro, a Masisa ocupa uma área de 74 hectares. O prédio chama a atenção pela sua grandiosidade. São 32 hectares de área construída, onde trabalharam 800 operários e agora duzentos passam a atuar com a entrada em operação. Além disso, a Masisa vai fomentar o plantio de mato de pinus e eucalipto para a produção das chapas de madeira que são a matéria-prima para a indústria moveleira.

“Esta nova fábrica tem uma importância estratégica para a Masisa. Por um lado, porque nos aproxima fisicamente do importante pólo moveleiro da região. Por outro, porque o Masisa MDP chega ao mercado para complementar o mix da Masisa, agregando valor e oferecendo a nossos clientes, que já contavam com o Masisa MDF, a combinação perfeita para a fabricação de móveis”, afirma Jorge Hillmann, diretor geral da Masisa Brasil.


FONTE: guilherme.baptista@fatonovo.com