NAZISTA, NAZISMO, NEONAZISMO


Preso no RS suspeito de integrar grupo nazista que matou casal no Paraná
Morte teria sido provocada por disputa de poder dentro do grupo



A Polícia Civil do Paraná apresentou neste sábado seis suspeitos de envolvimento no assassinato de um casal na Região Metropolitana de Curitiba. Um dos detidos foi preso em Teotônia, no Rio Grande do Sul. As investigações mostram que o crime teria sido armado por integrantes de um suposto movimento neonazista com ramificações pelo Brasil. Dezesseis mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Além do Rio Grande do Sul e do Paraná, a operação se estendeu por São Paulo e Santa Catarina.

Os policiais do Paraná chegaram a Teotônia na noite de quinta-feira. O jovem Jairo Maciel Fischer, 21 anos, foi detido e conduzido até Curitiba para prestar depoimento. Ainda na cidade gaúcha, os policiais localizaram a arma que teria sido utilizada no crime, bem como material com apologia ao neonazismo, como livros, DVDs e bandeiras.

Na sexta-feira, em São Paulo, foi preso Ricardo Barollo, 34, apontado como suposto líder do movimento neonazista no Brasil. Ele é suspeito de ser o mandante da morte do casal Bernardo Dayrell Pedroso, 24 anos, e Renata Waeschter Ferreira, 21. Barollo nega a acusação.

Segundo o delegado chefe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) do Paraná, Miguel Stadler, a morte do casal estaria vinculada a uma disputa de liderança no movimento.

— Bernardo era líder do movimento no Paraná. Ele e Renata foram assassinados por pessoas que faziam parte do mesmo grupo e divergiam especialmente de Bernardo em algumas questões, e não os queriam mais no poder — afirmou o delegado.

Segundo outro delegado que participou da operação, Francisco Caricatti, Barollo seria o mandante do crime. De acordo com a investigação da polícia, um grupo de aproximadamente 20 pessoas teria se reunido para uma festa no dia 20 de abril, em comemoração ao aniversário de Hitler, em uma chácara em Campina Grande do Sul.

O crime ocorreu na madruga do dia 21. O casal foi executado com tiros na cabeça e nos braços. Os dois foram localizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi chamada por um morador da região. Os corpos estavam em um carro com motor ligado e estacionado no acostamento da BR-116, sentido São Paulo. Segundo a polícia, as vítimas teriam saído de carro durante a festa para ir ao mercado comprar mais cerveja para os convidados.

FONTE: ZEROHORA.COM