Montenegro


Motos poderão ter que pagar
estacionamento no centro

O estacionamento pago, na área central de Montenegro, poderá sofrer mudanças a partir do próximo mês de junho. A Faixa Nobre poderá contar com uma área maior de abrangência, passando a incluir mais quatro quadras: em dois trechos da rua João Pessoa entre as ruas José Luiz (esquina do Banrisul) e Fernando Ferrari, e entre a Osvaldo Aranha (Unimed) e Santos Dumont; e mais na Santos Dumont entre a João Pessoa e a Capitão Cruz. Além disso, o valor da multa, para quem ficar além dos 15 minutos de tolerância e não tiver o cartão, deverá passar de 2 para 3 reais.

A principal novidade, entretanto, poderá ser a cobrança do estacionamento de motos. Conforme o diretor de trânsito do município, Vinícius Oliveira, está sendo estudada a cobrança de um valor simbólico de 50 centavos por hora. Atualmente as motos que estacionarem nos locais determinados pela sinalização não pagam estacionamento. Só quem estacionar fora destes pontos é que hoje acaba pagando.

Para automóveis atualmente o valor da hora do estacionamento na Faixa Nobre é de 1 real. Além dos quinze minutos de tolerância, não é cobrado estacionamento entre meio-dia e 13 horas, e nem aos sábados, domingos e feriados. O valor da multa, que no ano passado chegou a ser de 4 reais, caiu pela metade, o que fez reduzir também a arrecadação. Devido a grande inadimplência, a Faixa Nobre vem acumulando prejuízos. Segundo informação do presidente da Sociedade Beneficente Espiritualista (Lar do Menor), Lino Andrighetti, em recente reunião na Câmara de Vereadores, existem mais de 23 mil multas que ainda não foram pagas. Por isso, em 2007 houve um prejuízo de R$ 10 mil no ano. No ano passado houve uma recuperação, mas já no início deste ano (janeiro e fevereiro), voltou a ser negativo. Só com as multas atrasadas a Faixa Nobre tem a receber cerca de 240 mil reais.

Mesmo que os motoristas que se negarem a pagar estejam sujeitos a multa aplicada pela Brigada Militar e mais o recolhimento do veículo pelo guincho, muitos acabam não pagando. "Estamos pedindo um apoio maior da Brigada", diz Vinícius. Com isso, espera-se que aconteça uma maior contribuição dos motoristas. As mudanças no estacionamento pago ainda dependem de análise do Conselho Municipal de Trânsito e aprovação da Prefeitura.

Além de contribuir para a rotatividade de veículos no centro, evitando que as vagas se tornem "garagens", a arrecadação da Faixa Nobre é destinada para o Abrigo Menino Jesus de Praga, para onde são recolhidas crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandonadas. E a Faixa Nobre gera um bom número de empregos. Por isso a importância dos motoristas também colaborarem.

FONTE: guilherme.baptista@fatonovo.com