Ampliação da Modulada de Pesqueiro


Secretário de Segurança estará em Montenegro discutindo ampliação da Modulada de Pesqueiro

A comunidade montenegrina terá oportunidade de conhecer a proposta do Governo do Estado para ampliação da Penitenciária Modulada de Pesqueiro, através de uma ação da Câmara de Vereadores. Na próxima segunda-feira (27), às 19h30min, no Auditório Roberto Atayde Cardona, será realizada a audiência pública com a presença do Secretário de Segurança do Estado, Edson Goularte que deverá vir com uma equipe técnica para expor os projetos de ampliação da casa prisional.

Desde que foi divulgada na imprensa, a ampliação da Modulada tem sido alvo de inúmeras especulações, uma vez que a população não tem conhecimento de fato do que acontecerá.

A Modulada, que inclusive já foi interditada através de uma ação popular em decorrência de problemas ambientais, sempre foi tema de muita discussão na cidade. Funcionando desde 2001, foi criada com a capacidade de 476 presos, mais chegou à lotação de 800, antes de sua interdição. Na época o esgoto cloacal era jogado direto no Caí, numa estimativa diária de 86 quilos diários de dejetos produzidos dentro do sistema carcerário.

Durante a audiência no gabinete do secretário adjunto, realizada no inicio de abril, comitiva montenegrina oficializou o convite e manifestou a contrariedade com relação à ampliação da Modulada.

O presidente da Câmara, Marcelo Cardona (PP), disse na época ao secretário adjunto que Montenegro já deu sua contribuição no que tange ao sistema carcerário e que agora é a vez de outros municípios que ainda não contam com o sistema contribuir possibilitando a construção de novas casas. “O ideal seria que cada município fosse responsável pela recuperação e socialização dos seus apenados”, defendeu. Cidades com grande população como Canoas e Alvorada não têm presídio.

Cardona reforça que a participação da comunidade na audiência pública é de extrema importância.

Comentários