INVENÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO


10 itens que mudaram o mundo

Para marcar a Semana Nacional da Ciência e Engenharia no Reino Unido, a Associação Britânica de Ciência elaborou uma lista das 10 "invenções" que mudaram o mundo. Confira o resultado:

1. Tecnologia GPS
Concebido em 1978 para o sistema de navegação militar americano, o Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global, passou a ser usado nos mais diversos âmbitos. Hoje, é encontrado em carros, aeronaves e até celulares.

2. Walkman da Sony
O tocador portátil de áudio lançado em 1979 mudou a forma como ouvimos música. Foi graças a ele que as pessoas passaram a escutar suas bandas preferidas em fones de ouvido, sem obrigar os outros a ouvi-las também. O sucesso do Walkman pode ser sentido na proliferação de seus descendentes, como o popular iPod, que, por sua vez, revolucionou a música.

3. Código de Barras
Atualmente, ele é encontrado em qualquer produto de supermercado e, só por isso, já é possível ter uma boa ideia da mudança que trouxe à forma com que fazemos compras. Com um simples lampejo de laser, essas barrinhas criadas há 60 anos hoje dão acesso instantâneo a diversas informações sobre um produto, desde preços até disponibilidade em estoque.

4. Comida pronta
Ela ganhou força na década de 70 e mudou os hábitos alimentares de famílias inteiras - para o bem ou para o mal. Apesar de facilitar a vida agitada daqueles que não têm tempo ou não sabem preparar suas próprias refeições, a comida pronta, geralmente congelada, também trouxe mudanças negativas. Entre elas, o costume de comer em frente à TV e o consequente aumento dos índices de obesidade.

5. Play Station
Quem já teve a oportunidade de brincar nesse videogame sabe por que ele foi incluído na lista. Lançado em 1994 pela Sony, o console já era mais potente que muitos computadores domésticos. Seus sucessores, o Playstation 2 e 3, também se tornaram sucesso de vendas, contribuindo para o fato de indústria dos videogames render hoje quase tanto quanto a indústria do cinema.

6. Redes Sociais
Juntos, sites de relacionamento como Orkut, MySpace e Facebook reúnem milhões de internautas no mundo todo. Eles mudaram a forma como as pessoas se comunicam e permitiram que pessoas reencontrassem velhos amigos ou até fizessem novas amizades - mesmo que do outro lado do mundo.

7. Mensagens de texto
Elas criaram um novo vocabulário, muitas vezes incompreensível para os não iniciados. De abreviações intuitivas como "vc", "blz" e "t+", foram adotadas expressões gringas como "LOL" e "TTYL", que exigem um pouco mais de imersão.

8. Dinheiro Eletrônico
Deixou o velho talão de cheques obsoleto ao trazer mais conveniência e segurança para as transações comerciais, além de permitir a efetuação de compras em qualquer lugar do mundo. Por outro lado, trouxe as fraudes na internet e contribuiu para a crise global do crédito.

9. Micro-ondas
Não aquele que você usa em casa, mas sim as ondas eletromagnéticas, utilizadas hoje em telefones celulares, satélites televisivos e banda larga de internet sem-fio.

10. Tênis
Esses confortáveis calçados são bem mais antigos do que aparentam. Criado em 1892 pela Goodyear Metallic Rubber Shoe Company, o tênis se popularizou nos anos 70 e passou de acessório esportivo para ícone de moda.
Fonte: Uol.com.br