DILMA PRORROGA CORTE NO IPI DE CARROS


Planalto vai prorrogar corte no IPI de carros até o final de junho
Dilma antecipa que empresas com financiamento oficial deverão manter empregos

Três dias antes do fim do prazo, um acordo conseguiu garantir a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros, medida que ajudou a segurar as vendas de veículos e deu fôlego à economia. Segundo informações do site G1, o desconto será estendido até o final do mês de junho.

O governo também avalia estender a redução para setores como o de máquinas agrícolas, conforme relatou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que esteve ontem em Porto Alegre.

Resultado de uma negociação costurada ao telefone por sindicalistas, dirigentes de montadoras e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a manutenção do desconto deverá ser anunciada oficialmente no início da próxima semana.

O governo tinha intenção de renovar a medida, que ajudou as montadoras a venderem, em plena crise, mais veículos no primeiro trimestre deste ano do que no mesmo período de 2008.

O impasse estava na contrapartida a ser exigida das empresas, de manutenção de empregos. Para endossar o acordo, sindicalistas conseguiram garantir o cumprimento dos contratos temporários.

Apesar de ter provocado queda de 90% na arrecadação do imposto, a medida é vista como uma das poucas anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com resultado efetivo.

A alíquota, que era de 7% para carros 1.0, permanecerá isenta. Para modelos 1.4 até 2.0, ficará em 5,5% para motores flex e 6,5% para a gasolina, metade da alíquota normal. Com o novo imposto, os preços dos carros caíram em média de 5% a 7%.

Em Porto Alegre, onde falou durante audiência pública na Assembleia Legislativa, Dilma evitou dar detalhes sobre as novas medidas anticrise do governo, mas adiantou que o foco é nas áreas financeira e tributária.

A ministra indicou que uma reivindicação do Estado pode ser atendida: a inclusão de máquinas e implementos agrícolas entre os bens com IPI reduzido, assunto que teria sido tema de conversa dela com Mantega na manhã de ontem.

A ministra também afirmou que financiamentos federais a empresas passarão a embutir nos contratos compromisso com a manutenção do nível de emprego, reivindicação dos sindicalistas desde que a crise começou a ceifar vagas, mas pela primeira vez endossada por alguém com o poder de Dilma.

— Vai constar do contrato (de financiamento) — garantiu.

Os pedidos
AO GOVERNO FEDERAL
Propostas encaminhadas à ministra durante a audiência:
Redução da taxa de juro para um dígito e esforço para reduzir taxas bancárias
Estender a redução do IPI para fabricantes de máquinas e implementos agrícolas e isenção de impostos sobre máquinas e equipamentos do programa Mais Alimentos
Fim da restrição de acesso ao Proagro dos agricultores que tiveram três perdas na mesma atividade nos últimos 60 meses
Redução da burocracia, com limites e garantias mais flexíveis, para liberação dos recursos do Prodecoop de R$ 700 milhões para capital de giro das cooperativas
Reajuste nos preços mínimos oficiais, especialmente uva, feijão, milho e trigo, e inclusão de suínos
AO GOVERNO ESTADUAL
Reformular o Simples gaúcho com alíquotas vigentes até julho de 2007, ampliar empresas beneficiadas e incluir cooperativas
Compensação integral e imediata dos créditos de ICMS devidos aos exportadores
Dilatação dos prazos de recolhimento de ICMS
Regularização fiscal e credenciamento da Cesa para novos espaços de armazenamento
Manter até 31 de dezembro de 2010 todos os benefícios fiscais ao setor agropecuário

FONTE: ZERO HORA.com