Voar: Como o avião voa



Quem já não se fez essa pergunta alguma vez na vida... Como é que aquele pássaro de metal, pesando dezenas de toneladas pode se manter no ar??? A resposta correta geralmente contraria algumas pessoas que acreditam ser por causa das turbinas: Ora, por que ele tem asas!

As turbinas, na verdade são meras coadjuvantes que impulsionam o avião para frente (ou para cima, se fosse um foguete). As asas são aerodinamicamente projetadas para realizar um fenômeno muito interessante... Gerar sustentação!

Observando melhor a asa, notamos que a parte da frente possui um bordo arredondado, chamado de bordo de ataque e a parte de trás é afilada, o bordo de fuga. Se cortássemos uma asa, do bordo de ataque ao bordo de fuga, veríamos o seu perfil, um desenho que mostra claramente que a parte de cima da asa, possui uma curvatura maior do que a parte de baixo. Esta diferença faz com que o ar passe mais rapidamente por cima do que por baixo da asa, gerando uma força que “puxa” a asa para cima, esta força é chamada de sustentação.

Uma experiência bem simples que comprova esta teoria é a seguinte: Segure uma folha de papel fina pelas pontas entre o queixo e o lábio inferior e depois assopre. Dependendo da força do sopro, a folha de papel irá subir, tentando ficar alinhada horizontalmente. Este sopro na verdade é o ar passando mais rapidamente por cima do que por baixo da superfície da folha de papel, fazendo com que a pressão seja menor na superfície superior da folha.

Este é o primeiro de uma séries de posts com curiosidades do meio aeronáutico em uma linguagem que todos podem entender. Envie suas dúvidas!

FONTE: CLICRBS

Blog com conteúdo sobre aviação