TROCA DE GELADEIRAS ANTIGAS POR NOVAS.


Programa de troca de geladeiras velhas por novas começa no segundo semestre
Segundo Edison Lobão, a ideia é substituir 10 milhões de eletrodomésticos

O programa que prevê a troca de geladeiras antigas, que emitem gás CFC (clorofluorcarbono), por outras novas, mais modernas e econômicas, vai começar no segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, após a apresentação do Plano Decenal de Expansão de Energia 2008/2017.

— Nossa intenção é substituir 10 milhões de geladeiras velhas no Brasil. O programa é direcionado principalmente às pessoas com menor renda — afirmou o ministro.

Segundo ele, a expectativa é que a redução do consumo de energia sirva para o pagamento das prestações das geladeiras novas. Criado pelo Ministério de Minas e Energia, o programa foi apresentado há dois dias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sofrerá pequenos ajustes.

Lobão informou que os recursos virão do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e, se necessário, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O ministro garantiu que, embora os preço ainda não estejam definidos, as geladeiras sairão mais baratas para o consumidor, que pagará prestações módicas e juros reduzidos.

AGÊNCIA BRASIL