Masisa inicia série de reuniões com comunidades do interior para incentivar plantio de eucalipto
A empresa Masisa iniciou uma série de reuniões com produtores das localidades do interior de Montenegro, com o objetivo de divulgar o Programa de Fomento Florestal que incentiva o plantio de eucalipto visando parte do abastecimento para consumo futuro da fábrica. A cada semana, a reunião será em uma localidade diferente. O encontro de ontem à noite (11), no Pavilhão da Igreja Católica de Vendinha, foi direcionado aos produtores de Vendinha e Passo da Amora. Também participaram do encontro o vice-prefeito Marcos Griebeler, o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Vaceli Flores de Oliveira e o assessor da SMAM, Paulo Veríssimo.
Os técnicos florestais da empresa, Luiz Carlos Pappis e Robson Pires de Liz explicaram as vantagens do programa aos presentes. De acordo com os técnicos, os produtores rurais terão a garantia de venda da produção (madeira) no valor de mercado a um preço competitivo. Terão ainda acesso a tecnologia de ponta e recursos que possibilitam o plantio (mudas, insumos e recursos financeiros). Com isso eles terão uma diversificação da receita de sua propriedade.
Para a empresa, a parceria também é válida, pois garante o suprimento sustentável da madeira, um menor investimento em aquisição de terras e uma maior integração da empresa com a comunidade. O programa ocorrerá através de financiamento da Caixa RS, com recursos do BNDES. A Masisa entra como garantidora e, no final do ciclo, em cerca de sete anos, os agricultores pagam o investimento com a própria madeira.
Além disso, a empresa também fará um assessoramento no licenciamento ambiental da propriedade onde o eucalipto será plantado. Ela também fará toda a medição e o levantamento topográfico necessário. Uma nova reunião está marcada para a próxima quinta-feira (19) no CTG Alma Estradeira e irá atender a comunidade de Potreiro Grande e Morro Montenegro.
Saiba Mais:
O Programa de Fomento Florestal da Masisa foi criado em 2003 no Paraná, visando suprir as necessidades de madeira da unidade de Ponta Grossa. O objetivo é suprir até 60% das necessidades de madeira da nova fábrica, oferecendo uma fonte alternativa de renda para os produtores rurais da região.
Próximas reuniões:
19/02 - 19h30min.
Comunidade de Potreiro Grande e Morro Montenegro
Local: CTG Alma Estradeira
26/02 - 19h30min.
Comunidade de Pesqueiro e Volta do Anacleto
Local: Estabelecimento do "Beto Leitão"
12/03 - 19h30min.
Comunidade de Rua Nova e Calafate
Local: Ginásio da Escola de Rua Nova
19/03 - 19h30min.
Comunidade de Porto Garibaldi e Volta do Anacleto
Local: Propriedade de Paulo Griebeler
Comentários