ESTRÉIA INEXPLICÁVEL DO GRÊMIO NA LIBERTADORES

Clique para ampliar
O tricolor gaúcho estreou na libertadores 2009 na noite desta quarta feira. O time jogou bem, amassou a equipe do Universidad do Chile, porém não consegiu marcar, foram muitos lances. O Grêmio teve inúmeras chances, algumas muito claras, o jogador Souza chutou no poste, Alex Mineiro em sua única jogada com direção ao gol parou no goleiro adversário, que quando não fazia defesas milagrosas, contava com a sorte, podemos citar outras chances como as cabeçadas de Réver que só não entraram pois milimetricamente passavam ao lado do gol. No segundo tempo o grêmio continuou pressionando, em jogada confusa o grêmio chuta 3 vezes em direção ao gol, e mais 2 vezes a bola bate nos zagueiros no mesmo lance, a bola entra no gol, mas após um carrinho marcado sobre o arqueiro adversário o juíz marca uma falta que anula todo o esforço do lance. Ainda no primeiro tempo Alex Mineiro recebeu uma bola perfeita, cara-a-cara com o goleiro, driblou, mas chutou torto demais, o zagueiro adversário quase coloca a bola pra dentro, mas ela caprichosamente sai pela linha de fundo.

Não perca as contas, as chances não acabaram, o Grêmio ainda ficou com 1 jogador a mais, e teria então 15 minutos finais para marcar seu tão batalhado gol, o técnico Celso Roth coloca em campo Douglas Costa e Reinaldo. O primeiro ainda tenta algumas jogadas ofensivas, sempre pra cima dos zagueiros adversários, mas o Grêmio piorou, pois deixou de atacar pelos lados e começou a insistir incansávelmente pelo meio, onde o Universidad já havia colocado uma legião de zagueiros e deixando de atacar completamente o time do grêmio, e ficavam unicamente se defendendo.

Reinaldo que entrou para fazer o gol, nada fez, já Alex Mineiro que já estava em campo desde o início continuou no mesmo ritmo. Jonas bem que tentava, mas sua eficiência era mínima, sempre trombando com os zagueiros (é justo dizer que ele sofreu um pênalty não marcado pelo juíz), mas nada que justifique a falta de qualidade do ataque gremista.

O triste é ver que o trabalho extremamente bem empenhado pelos jogadores de defesa, lateral, volante e meio campo foram em vão, já que o ataque tricolor não soube aproveitar as inúmeras chances criadas. Tcheco, Souza, Adílson, Ruy Jadílson, Réver e Léo tiveram atuações perfeitas, os 2 últimos nem foram exigidos pois o time do Universidad veio com o objetivo claro de não atacar e unicamente se defender.

O time do grêmio precisa agora rezar para que Maxi Lopez e/ou Herrera tenham um desempenho superior ao de seus colegas do ataque. Vemos claramente que o principal problema do ano passado persiste, o ataque do Grêmio é ruim e não esta preparado para enfrentar uma libertadores (pelo que apresentou até agora, tanto no gauchão quanto nesta estréia). Torcedores gremistas, se sonham com a libertadores, é hora de rezar, o técnico Celso Roth terá que resolver o problema do Ataque e mudar suas convicções apostando em jogadores de qualidade no ataque. São inúmeras alternativas; dar mais oportunidades ao jovem Douglas Costa, apostar com convicção nos novos atacantes, bolas esquemas de jogo que favoreçam o estilo de jogo do Herrera ou então esquecer do ataque e treinar jogadas coletivas. Façam suas apostas, mas tenho certeza de que a torcida do Grêmio não irá desanimar, afinal de contas "Soy Loco por TRI América".

Tenham uma boa tarde e acompanhem as notícias atualizadas da dupla GRE-NAL.

FOTO: clicRBS.com.br