SOL MODERADO FAZ BEM A SAUDE


A atriz Flávia Alessandra nutre pelo sol um sentimento próximo ao da veneração. Nos seus verões adolescentes, ela se estirava sob os raios escaldantes, com o corpo besuntado por um bronzeador caseiro à base de Coca-Cola e óleo de urucum. "Achava um charme ficar vermelha nos primeiros dias", lembra. Como quase todo mundo, ela encarava a ardência e as bolhas como uma passagem obrigatória para a morenice. No fim dos anos 80, com o bombardeio de informações sobre os malefícios do abuso da radiação ultravioleta para a pele, a atriz começou a preocupar-se com o assunto e a refugiar-se nas sombras de varandas e guarda-sóis. Hoje, aos 34 anos, ela está em paz com o sol. Aprendeu como tirar proveito dos dias ensolarados, sem riscos à saúde. "Voltei aos tempos de menina e até me permito pegar aquele solão do meio-dia", diz. Até recentemente, o único banho de sol considerado 100% seguro era o de bebê, aquele de antes das 10 da manhã ou de depois das 4 da tarde com duração de minutos. Com os avanços nos conhecimentos sobre a radiação solar e seu impacto sobre o organismo e o aprimoramento tecnológico dos protetores solares, pode-se dizer que o verão de 2008 – o mais quente da última década, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – é a estação de alforria do sol. Está liberado inclusive o "solão do meio-dia". As pesquisas médicas mais recentes indicam que os benefícios dos raios solares superam seus possíveis malefícios para a pele. A exposição solar faz bem para o esqueleto, fortalece o sistema imunológico e regula a pressão arterial. Pode, ainda, prevenir o diabetes tipo 2 e até alguns tipos de câncer, como os de mama, próstata, pulmão e intestino. O sol tem, inclusive, ação antidepressiva. É uma alegria – basta saber usá-lo.

Depois de mais de dez anos relegado ao papel de vilão, o sol ascendeu ao posto de aliado da boa saúde porque se comprovou a sua estreita relação com a vitamina D, essencial ao funcionamento adequado do organismo. A explicação é que, na superfície da pele, existem substâncias precursoras desse micronutriente. Quando os raios ultravioleta, especialmente os do tipo B (UVB), incidem sobre a derme, as moléculas de tais substâncias são transformadas em vitamina D – a qual, em seguida, cai na corrente sanguínea e é transportada para diversos órgãos (veja o quadro na pág. 73). Desde meados da década de 90, associa-se a vitamina D a processos deflagrados por 200 genes. Ou seja, ela está presente na multiplicação de certos tipos de célula, na liberação de hormônios, na absorção de nutrientes e na manutenção do ritmo dos batimentos cardíacos.

Uma das mais fascinantes e inovadoras linhas de pesquisa sobre as benesses do sol para a saúde é a que investiga o papel da vitamina D na prevenção a diversos tipos de câncer. Há pelo menos uma centena de estudos sobre esse tema em andamento. O mais recente foi publicado pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Liderados pelo médico Johan Moan, da Universidade de Oslo, pesquisadores noruegueses e americanos compararam os níveis de vitamina D no sangue de habitantes de países dos hemisférios Norte e Sul. Entre os ingleses e os noruegueses, que habitam a porção superior do planeta, com menos insolação, as quantidades de vitamina D chegam a ser um quinto das registradas entre os australianos. Paralelamente, os pesquisadores constataram que a incidência de tumores malignos de próstata, mama, pulmão e intestino dobra nessas regiões mais frias. Segundo dados do Inpe, a intensidade da radiação solar no verão do Hemisfério Sul é 7% maior, em média, do que no verão do Hemisfério Norte. Se os noruegueses se expusessem ao sol duas vezes mais do que estão habituados a fazer, conforme o levantamento da equipe de Moan, 3.000 mortes por câncer poderiam ser evitadas a cada ano.

Para chegar às quantidades ideais de vitamina D, é preciso muito pouco. Basta expor as pernas ou os braços ao sol, duas vezes por semana, de cinco a trinta minutos, conforme o tipo de pele (veja o quadro). O aproveitamento máximo dos raios requer que não se use protetor durante esse período de exposição – depois disso, só com protetor, é claro. Sem esse pequeno banho de sol, aumenta exponencialmente o risco de hipovitaminose D. Calcula-se que 1 bilhão de pessoas, ao redor do mundo, tenham o problema. Sete de cada dez americanos com mais de 70 anos sofrem da carência do micronutriente. Os mais velhos são mais suscetíveis porque tendem a sair menos de casa. Ou seja, pegam menos sol. Já se verificou também que os negros são mais propensos à doença do que os brancos. Quanto mais escura é a pele, menor é a quantidade de radiação solar absorvida por ela. A melanina, o pigmento que enegrece, funciona como um filtro natural. Um negro chega a produzir 100 vezes mais melanina do que um branco de pele claríssima. É por isso que, para produzir vitamina D nas quantidades preconizadas pelos médicos, uma mulher como a atriz Taís Araújo tem de tomar seis vezes mais sol do que a modelo e apresentadora Ana Hickmann, por exemplo.

Não é por causa da síntese de vitamina D que os brasileiros se refestelam nas praias e piscinas sob o sol de verão. Eles querem mesmo é pegar uma cor. E é aqui que os filtros solares se fazem imprescindíveis. Os primeiros estudos que associam os banhos de sol sem proteção aos cânceres cutâneos datam da década de 40. O conceito de proteção contra os raios solares começou a ser estabelecido no decorrer da II Guerra Mundial. Nos campos de batalha, para protegerem o rosto da exposição prolongada ao sol, alguns soldados americanos lambuzavam a face com uma graxa vermelha desenvolvida no fundo do quintal do farmacêutico Benjamin Greene, de Miami. A partir dessa graxa vermelha surgiram, dez anos depois, os primeiros bloqueadores físicos produzidos em escala industrial. Feitos à base de óxido de zinco, eles protegiam contra 90% da radiação solar. O único inconveniente era a sua apresentação: uma pomada branca, densa, difícil de espalhar. Até hoje há diversos bloqueadores físicos no mercado (veja o quadro). Como não são absorvidos pela pele, eles entram principalmente na formulação de cosméticos fotoprotetores, como as bases de maquiagem. Nos anos 50, surgiram os protetores químicos, cujo aperfeiçoamento resultou nos filtros que eu, você e a torcida do Flamengo usamos atualmente. Eles são constituídos por moléculas que captam e enfraquecem os raios solares, anulando os seus efeitos danosos. Em termos de proteção, não há diferença entre os bloqueadores químicos e os físicos. A vantagem destes últimos é que eles são fáceis de espalhar, não deixam o corpo melado ou o rosto brilhante. Tais características, somadas à maior quantidade de informação, aumentaram sobremaneira a adesão dos brasileiros ao uso dos filtros solares. Em 2001, foram produzidos no país 3 milhões de toneladas de protetor solar. A projeção para 2008 é que esse volume dobrará.

Hoje em dia, a indústria conta com pelo menos uma centena de moléculas anti-sol. Combinadas entre si, elas possibilitam a criação de produtos com diferentes fatores de proteção solar, conhecidos pela sigla FPS. A tecnologia necessária para definir o FPS de um filtro foi desenvolvida na década de 70. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que, quanto maior o número correspondente ao FPS, maior seria o seu tempo de ação. Ou seja, uma pessoa de pele morena, como a modelo Raica Oliveira, que usasse um protetor de fator 5 poderia ficar estirada sob o sol por duas horas e cinco minutos, com uma única aplicação. Se ela, no entanto, espalhasse pelo corpo um fotoprotetor de fator 10, poderia, teoricamente, ficar mais de quatro horas sem ter de reaplicar o produto. Essa aritmética revelou-se falsa. Está provado que, independentemente do fator de proteção ou do tipo de pele, os filtros deixam de fazer efeito depois de duas horas. "Além disso, as análises laboratoriais mais recentes mostram que, a partir do fator 30, a capacidade de proteção dos filtros é praticamente a mesma", diz Omar Lupi, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Nenhum filtro é capaz de barrar 100% dos raios solares. Um fotoprotetor de fator 30 bloqueia 97,6% dos raios ultravioleta do tipo B (UVB), aqueles que queimam a pele e estão relacionados ao aparecimento da maioria dos casos de câncer de pele. Um protetor 50 filtra 98% da radiação. São os raios que escapam à ação dos filtros que permitem o bronzeamento.

A ação benéfica do sol é um fato, mas, paradoxalmente, ele nunca foi tão perigoso. Isso por causa dos rombos na camada de ozônio. Localizada entre 25 e 35 quilômetros da superfície da Terra, ela filtra dois tipos de raio ultravioleta. Um deles é o tipo A (UVA), que acelera o envelhecimento da pele, por penetrar em camadas mais profundas. A capa de ozônio consegue bloquear 5% da radiação UVA e 95% dos raios UVB. De acordo com os cientistas, a cada vinte anos, 4% da camada de ozônio é destruída pela ação de poluentes lançados na atmosfera. Resumo de todas essas estatísticas: sim, sua impressão está correta. O sol, a cada verão, apresenta-se mais e mais ardido. Já pensou se não existissem os protetores?



Raios de saúde e alegria

O sol é a principal fonte de vitamina D do organismo. Esse micronutriente é essencial para a saúde. Alguns de seus benefícios:

Ossos – A vitamina D aumenta a absorção de cálcio pelos ossos – o que faz com que os banhos de sol sejam indicados para combater o raquitismo na infância e a osteoporose na velhice

Sistema imunológico – A exposição ao sol ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Com células de defesa mais vigorosas, o risco de infecções diminui

Pâncreas – Níveis adequados de vitamina D estão associados a uma redução no risco de diabetes tipo 2. O micronutriente ajuda as células pancreáticas a liberar insulina, o hormônio regulador das taxas de açúcar no sangue

Cérebro – O sol tem ação antidepressiva. A vitamina D está relacionada a um aumento na liberação de substâncias cerebrais associadas à sensação de bem-estar e euforia, como as endorfinas

Próstata, mama, pulmão e intestino – Como a vitamina D tem um papel essencial no processo de multiplicação celular, a sua falta está associada a um aumento no risco de câncer, sobretudo de próstata, mama, pulmão e intestino. A incidência dessas doenças chega a ser 50% inferior em regiões ensolaradas

Rins – A vitamina D está envolvida na síntese de renina, hormônio de controle da pressão arterial. Por isso, os hipertensos podem se beneficiar dos banhos de sol freqüentes



A BULA DO SOL

Para que todos esses benefícios sejam conseguidos, basta expor os braços ou as pernas ao sol, duas vezes por semana, por períodos de cinco a trinta minutos, dependendo do tipo de pele de cada um

Fonte: Veja.com