PROJETO DAS ÁGUA DA CHUVA


BRAATZ REAPRESENTA PROJETO DE REAPROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DA CHUVA

O vereador Roberto Braatz (PDT), apresentou solicitação de desarquivamento do projeto de sua autoria propondo que as novas edificações, públicas e privadas, individuais ou condominiais, com área de 300 metros ou mais sejam dotadas de sistema de captação da água da chuva para armazenamento em cisterna ou tanque, para serem utilizadas em atividades que não requeiram uso de água tratada. A matéria volta a ser discutida na Câmara de Vereadores. A primeira análise acontece na terça-feira (13), durante a reunião da Comissão Geral de Pareceres (CGP), que está composta pelos novos vereadores da legislatura 2009/2012.

Braatz acredita que o momento seja oportuno, uma vez que o tema água está sendo debatido em todo o País. Ele acredita que a cidade poderia ser exemplo, uma vez que a água da chuva poderia ser utilizada na rega de jardins e hortas, lavagem de roupas, veículos, vidros, calçadas e pisos. Como exemplo, o vereador cita o prédio da Cúria Metropolitana que abriga a arquidiocese, construído na Assis Brasil, onde toda água da chuva é reaproveitada.

Além desta matéria, Braatz fez indicação ao prefeito Percival de Oliveira (PMDB), para que a Prefeitura forneça protetor, filtro ou bloqueador solar aos funcionários públicos que trabalham expostos ao sol, como exemplo, os operários.