EMERGÊNCIA NO CAMPO POR CAUSA DA SECA


Cristina Kirchner decreta emergência no campo por causa da seca
Estiagem já provocou a perda de 35% da produção de cereais e oleaginosas da Argentina

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, assinou nesta segunda-feira o decreto que declara a "emergência agropecuária" para as regiões da Argentina que estão sendo assoladas pela maior seca padecida pelo país desde 1961. A presidente anunciou que os agricultores serão beneficiados com a isenção do pagamento de diversos impostos durante um ano.

Analistas afirmam que a seca — que atinge 10 províncias argentinas — já provocou a perda de 35% da produção de cereais e oleaginosas do país. As Confederações Rurais Argentinas (CRA) calculam que a seca provocará prejuízos de US$ 4,1 bilhões em 2009. A falta de chuvas também causou a morte de 1,5 milhão de cabeças de gado. Por causa do clima, a colheita de trigo será a pior dos últimos 20 anos.

No entanto, as associações ruralistas não ficaram satisfeitas com os benefícios tributários anunciados. Segundo Eduardo Buzzi, líder da Federação Agrária, os anúncios de Cristina Kirchner "estão muito longe de resolver a situação dos produtores agrícolas". No ano passado, os ruralistas fizeram quatro protestos entre março e julho em protesto contra a presidente Cristina.

Na sexta-feira, diversas lideranças do setor propuseram a realização de uma "rebelião fiscal" contra o governo, como forma de protestar contra a demora da presidente em tomar medidas para minorar os efeitos da seca, segundo elas.
Fonte: ZeroHora.com