VIAÇÃO MONTENEGRO SA.


Representantes da Viação Montenegro (VIMSA) estiveram no Palácio Rio Branco na tarde de ontem (16) demonstrando o funcionamento do novo sistema de bilhetagem eletrônica, que será implantado a partir do próximo ano. Os vale-transportes em papel darão lugar a um sistema moderno. O usuário pagará a passagem com um cartão eletrônico, similar ao usado nos telefones públicos.



A empresa, que investiu 1 milhão e 200 mil Reais no sistema, está esperando a autorização da Metroplan para dar início a comercialização dos cartões. O funcionamento é muito simples: basta aproximar o cartão no sensor de um terminal, que está instalado em todos os ônibus da empresa, esperar a luz verde acender e passar pela roleta. “Tudo é feito em questão de segundos”, destaca Dionísio Rodrigues, consultor técnico contratado para implantar o sistema na cidade.



Com o cartão, será possível viajar nas linhas municipais, intermunicipais e até no Trensurb. Na cidade, o passageiro poderá utilizar duas linhas diferentes, pagando o preço de uma passagem, desde que não ultrapasse o tempo limite de uma hora entre um ônibus e outro. As fichas em papel ainda serão aceitas, mas serão recolhidas conforme forem sendo utilizadas. O pagamento em dinheiro ainda poderá ser feito, mesmo quando o sistema já estiver implantado.



Rodrigues explicou que o sistema eletrônico também será positivo para o poder público, que poderá fiscalizar informações de demandas de usuários, controle de horário das linhas e arquitetura do sistema viário. “Tudo estará funcionando on-line”, afirmou. O consultor garantiu que o consumidor ainda poderá recuperar os créditos do seu cartão, em caso de perda, furto ou roubo, num prazo de 48 horas.



A VIMSA está disponibilizando o telefone 3632-0850 para esclarecer qualquer dúvida sobre o novo sistema. O contato também poderá ser feito no site www.vimsa.com.br.


Fonte: acom