RACIONAMENTO DE ÁGUA EM SÃO LEOPOLDO


Nível do Rio dos Sinos cai mais de 50% em 24 horas
Decreto de racionamento de água já foi assinado pelo prefeito de São Leopoldo
O nível das águas do Rio dos Sinos volta a preocupar. Entre a manhã de sexta-feira e a manhã deste sábado, a medição da régua do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) caiu de 1,5 metro para 65 centímetros, uma redução superior a 50%. O alerta é emitido quando o nível atinge 50 centímetros, podendo prejudicar a distribuição de água para a cidade de São Leopoldo.

A situação na cidade é de alerta e levou o prefeito Ary Vanazzi (PT) a assinar um decreto pelo racionamento de água, na última quarta-feira, dia 24. A partir desta segunda-feira, equipes de fiscalização circularão pela cidade para notificar os moradores flagrados desperdiçando água, seja lavando carros ou jardins em suas casas.

Em Alvorada, o nível do Rio Gravataí se mantém estável no ponto de captação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Às 8h deste sábado, a medição era de 1,51 metro.

A situação se torna preocupante quando as águas baixam para 1 metro, momento em que é aplicada uma resolução da Secretaria Estadual da Meio Ambiente (Sema) que restringe o bombeamento de água para a irrigação de lavouras. O documento estipula três dias de funcionamento e dois de interrupção. No verão passado, a resolução foi aplicada pelo menos uma vez.

No Guaíba, a medição não é feita nos fins de semana. Entretanto, o monitoramento visual da Defesa Civil aponta que o nível se mantém estável e sem riscos para o abastecimento de água.
Fonte:Letícia Barbieri, Vale do Sinos* | leticia.barbieri@zerohora.com.br
Colaborou Maicon Bock, Especial