FRAUDES EM LICITAÇÕES DE LIXO


Diálogos revelam esquema de fraudes em licitações para serviços de lixo

Diálogos interceptados em sete meses de investigações embasaram as suspeitas do Ministério Público (MP) sobre a atuação de grupos que teriam fraudado licitações para serviços de coleta e destinação de lixo.

Dois deles estão descritos na denúncia de 60 páginas da Operação Espelho D’Agua, desencadeada em 12 de novembro. O material descreve detalhes de como o esquema teria sido instalado em dezenas de municípios gaúchos a partir de 2002.

Os dois grupos investigados na primeira fase do trabalho reúnem um conglomerado de oito empresas que, segundo o MP, se articulavam para vencer licitações alternadamente. Já foram denunciadas 18 pessoas. Nos próximos dias, a Procuradoria de Prefeitos deve receber parte da investigação para verificar se prefeitos receberam propina para beneficiar envolvidos na fraude.

O MP aponta a ocorrência de fraude em 21 contratos com 13 prefeituras – Barra Funda, Caiçara, Derrubadas, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Novo Barreiro, Pejuçara, Redentora, Ronda Alta, São Paulo das Missões, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre. É o resultado de apenas parte da investigação. Contratos com mais de 100 (cem) prefeituras estão sendo analisados pela Promotoria Especializada Criminal do MP.
FONTE:
Adriana Irion | adriana.irion@zerohora.com.br