Brasil Telecom Oi


Anatel lançará em 2009 plano de celular para baixa renda
Superintendente disse que a nova Oi e a Claro já se comprometeram a ofertar o plano

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançará no início de 2009 um plano de serviço de telefonia celular, voltado para camada de baixa renda da população. O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente, disse que o preço do serviço nesse plano será mais baixo que os cobrados atualmente. Mas ele não deu maiores detalhes sobre o programa.

Valente disse que a nova Oi, fruto da fusão com a Brasil Telecom, e a Claro, já se comprometeram a ofertar o plano de baixa renda e que a agência está negociando com outras empresas novas adesões. A idéia de criação desse plano surgiu em conjunto com uma das obrigações que foram estabelecidas pela Anatel, para aprovar a compra da Brasil Telecom pela Oi.

A nova companhia será obrigada a desenvolver um programa de reutilização de aparelhos celulares usados, que serão distribuídos gratuitamente à população de baixa renda. A nova Oi terá que instalar pontos de recolhimento de baterias e aparelhos usados e se comprometeu a comprar equipamentos que tenham o consumo "moderado" de energia. Segundo Valente, será criado um selo para esses aparelhos de baixo consumo, a exemplo do que já existe em eletrodomésticos, como geladeiras.

Banda larga

A supertele que será formada após fusão entre Oi e Brasil Telecom terá que vender banda larga ao consumidor final, até o fim de 2011, em todos os municípios de sua área de atuação. Essa é uma das exigências feitas pela Anatel para aprovar o negócio. Jarbas Valente informou que 1.206 municípios das áreas de atuação das duas empresas não dispõem de serviços de banda larga.

A maior parte deles, 1.080, está na área da Oi, que atende 16 Estados, do Rio de Janeiro a Amazonas. Deste total de municípios sem banda larga, 1.125 possuem menos de 25 mil habitantes. Para cumprir essa determinação, as empresas poderão usar tanto a rede de fibra ótica quanto a tecnologia sem fio da terceira geração da telefonia celular (3G).

AE

Comente esta matéria