AMIGO SECRETO


Cinco dicas para não fazer feio no amigo secreto Vai participar de um amigo secreto e não quer fazer feio? Deixa que a gente te salva! Ivy Farias

Seja em família, no trabalho ou mesmo com um grupo de amigos: há quem gele só de pensar em sortear um nome em uma das mais tradicionais brincadeiras de fim de ano, o amigo secreto. "E se eu pegar alguém que eu não gosto?" ou "O que compro para esta pessoa?" são perguntas frequentes nesta época do ano. Então, para ajudar a responder estas e outras questões, o iG sugere dicas preciosas para não entrar em nenhuma saia justa neste Natal.

1. Bom senso

"A principal regra nestas ocasiões é usar sempre o bom senso", alerta a decoradora e professora de etiqueta Ana Maria Rizzo, de São Paulo. "Tem que avaliar fatores como grau de amizade; se for no trabalho, de hierarquia, por exemplo", explica.

Por isso, atenção na hora de escolher o presente! "Tome cuidado para não comprar um presente que incomode a esposa do presenteado", sugere a professora. Objetos que possam demonstrar muita intimidade, por exemplo, podem ser mal interpretados. "Sempre é bom dar presentes neutros", diz.

2. Toque pessoal

O presente ideal de um amigo secreto tem que ter os seguintes itens: ser criativo, elegante, prático, de bom gosto, útil e causar uma surpresa. "Não existe nada mais desagradável do que aqueles presentes de última hora, que se compra qualquer coisa. O objeto tem que ter a ver com o estilo da pessoa e mostrar que foi comprado especialmente para ela", comenta Ana Maria.

3. Brincando de detetive

Você não conhece os gostos do seu amigo secreto? Informe-se sobre ele. "Procure conversar com a pessoa, tente descobrir se ela está precisando de alguma coisa", afirma Ana Maria. Lembre-se que o amigo secreto é uma forma de integrar as pessoas e fazer com que se conheçam melhor.

4. Extrato bancário

Ninguém precisa checar o extrato bancário para saber o que presentear, mas é preciso levar em consideração a situação financeira do amigo secreto. "Se for alguém mais simples, como uma copeira ou um motoboy, tente dar algo que seja útil, nada de fútil", ensina Ana Maria. Vale algum objeto para usar no trabalho, um livro para a faculdade ou até mesmo uma peça de roupa.

Se o presenteado for um chefe ou alguém com uma condição melhor, os cuidados não são necessários. "Para quem tem de tudo, tanto faz", explica a professora.

5. Amigo da onça

Se no seu amigo secreto tiver ainda a possibilidade de um "amigo da onça" tenha em mente uma coisa: há sempre um limite. "Brincadeiras são boas somente quando são agradáveis e divertidas. Procure comprar um presente que passe uma mensagem construtiva", afirma a professora.

Fonte: www.ig.com.br