PRODUTOS PIRATAS


Pesquisa: 63% das pessoas consomem ou já consumiram produtos piratas
Rio - A Câmara de Comércio dos Estados Unidos e o Conselho Empresarial Brasil Estados Unidos, com a Associação Nacional pela Garantia dos Direitos Intelectuais (Angari), apresentaram nesta segunda-feira um relatório sobre o consumo de produtos piratas no País, feito pelo Ibope. A pesquisa constatou que, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e São Paulo, 63% dos consultados consomem ou já consumiram algum produto pirata. A diferença de preço entre as mercadorias legais e piratas continua sendo o principal atrativo de compra para 84% dos entrevistados.

No ano passado, este índice que apontava o número de pessoas que consumiam produtos piratas assumidamente foi de 75%. `Essa redução se deve, principalmente, à atuação apreensiva da Receita Federal e de órgãos competentes. No Rio, por exemplo, há delegacias especializadas na pirataria`, avalia o diretor do Angari, José Henrique Werner.

A pesquisa aponta que as apreensões de produtos piratas atingiram o valor recorde de R$ 1 bilhão, 22% a mais do que 2006. Apesar de haver uma queda considerável no número, em relação ao ano passado, em dez meses o Brasil deixou de arrecadar R$ 18,6 bilhões em impostos.

O estudo foi realizado entre os dias 17 e 22 de setembro e ouviu 1.715 pessoas em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG). O Ibope também constatou que o ano fechará com aumento no consumo declarado de produtos piratas em São Paulo (9%) e em Belo Horizonte (46%), e redução no Rio de Janeiro (35%).

Com informações de Agências

Fonte: O Dia