COMUNISMO


Presidente da China se reúne com Fidel Castro
Líder chinês Hu Jintao também se encontrou com o general Raúl Castro para firmar acordos

O presidente da China, Hu Jintao, se reuniu nesta terça-feira em Havana com o líder cubano Fidel Castro, informou o Diário Oficial. O comunicado indica que Fidel e Hu tiveram "um fraternal encontro" na manhã, uma prova dos "laços amistosos" entre os dois países, governos e partidos.

Fidel Castro, de 82 anos, é primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba e o líder chinês, de 65, é secretário-geral do seu.

A televisão estatal cubana mostrou uma foto dos dois dirigentes, na qual o líder cubano aparece de pé, vestindo uma roupa esportiva com as cores da bandeira cubana (branco, azul e vermelho), da mesma forma que nas outras imagens suas dos últimos dois anos.

O líder cubano não aparece em público desde julho de 2006, quando sofreu uma aguda crise intestinal.

Ele, então, foi obrigado a ceder a Presidência a seu irmão mais novo, Raúl, primeiro provisoriamente e, desde fevereiro, de forma definitiva, e só foram divulgadas fotos e vídeos dele ocasionalmente, sobretudo por ocasião de visitas de líderes estrangeiros.

O comunicado diz que Fidel e Hu "coincidiram na análise da complexa situação internacional, na importância que tem essa visita e os acordos que serão assinados entre Cuba e China".

Hoje, Hu também se reuniu com o general Raúl Castro e ambos presidiram a assinatura de acordos que aumentarão e aprofundarão a cooperação bilateral, disseram fontes oficiais.

O líder chinês chegou a Havana na segunda-feira à noite procedente de Washington e San José da Costa Rica, e partirá na quarta-feira de manhã para Lima.

FONTE: EFE