CARROÇAS TEM SOLUÇÃO


Prefeito Fogaça confirma que sancionará Lei Sebastião Melo para o fim das carroças em Porto Alegre

Em entrevista, ontem à noite, para a jornalista e defensora dos animais Lena Kurtz, durante o programa Frente a Frente (TVE canal 7), o Prefeito José Fogaça afirmou que sancionará a lei, de autoria do Vereador Sebastião Melo, recentemente aprovada na Câmara Municipal, que cria um programa para retirada gradativa das carroças na capital num prazo máximo de 8 anos.

A jornalista sinalizou que o prazo de 8 anos seria razoável para o término da circulação das carroças, porém o Prefeito Fogaça ratificou - o que já tinha informado ao Movimento "Carroças Tem Solução" - de que a solução pode vir num tempo bem menor que 8 anos.

Fogaça comparou a solução dada aos camelôs a que será dada aos carroceiros e carrinheiros, pois para solucionar o comércio de ambulantes foi necessária uma lei para construção do Centro Popular de Compras - Camelódromo. A lei que será sancionada para os catadores possibilitará a transposição destas pessoas para outras atividades, seja dentro do próprio mercado de reciclagem através de cooperativas (por exemplo, o CEMAR), ou ainda hortifruticultura que tem sido trabalhado com lideranças dos carroceiros nas Ilhas.

Além disto, a lei proporcionará o fim dos maus-tratos aos cavalos, a melhoria do trânsito (hoje os carroceiros não cumprem regras e nem sinalizações) e proibição da condução de carroças por crianças, pois lugar de criança é na escola.

Sendo assim, todos nós porto-alegrenses, preocupados com pessoas que são exploradas, e que por conseqüência exploram os cavalos, estamos de parabéns, pois com a confirmação de que o Prefeito sancionará a lei, vencemos mais uma etapa nesta luta em favor dos animais e das pessoas que mais precisam. Portanto, agora é hora de continuarmos a trabalhar em projetos e ações concretas de inclusão social dos carroceiros e destinação dos cavalos para equoterapia, piquetes, sitios e fazendas, porque existem muitos interesses contrários a resolução deste problema há muito tempo.