VEGETARIANISMO


Médico desmistifica o vegetarianismo
Dieta sem carne ainda é cercada de mitos

No dia 1° de outubro foi celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo. A data, que foi estabelecida em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte-Americana, serve para chamar a atenção das pessoas para os problemas de saúde e ambientais causados pelo consumo de carne. A intenção é também debater questões bioéticas e as vantagens da alimentação vegetariana. No mundo, aproximadamente 2% da população segue o vegetarianismo, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). E o número de adeptos está crescendo.

– Ainda são poucas as pessoas que seguem essa dieta que, na verdade, é uma filosofia de vida. Mas estamos percebendo que há cada vez mais curiosidade sobre o assunto. Além disso, há mais publicações e divulgação a respeito – diz o representante da SVB em Caxias, Glauberto Hilário Brockstedt.

Médico ortopedista e traumatologista, Brockstedt é vegetariano há três anos. Ele explica que o vegetarianismo tem origem milenar e consiste em um regime alimentar em que não se come carne ou alimentos de origem animal de qualquer espécie.

– Geralmente as pessoas optam por esse tipo de alimentação devido às suas crenças religiosas ou filosóficas. Mas o vegetariano segue três preceitos: saúde, ética animal e preocupação com o meio ambiente – explica.

O médico acredita que ainda há muita resistência das pessoas em relação ao vegetarianismo devido aos mitos que foram criados ao longo dos anos. Para ele, informações de que os praticantes perdem cabelos e dentes ou ficam anêmicos são determinantes para que as pessoas não busquem conhecer a dieta.

– Ainda tem a questão cultural, principalmente aqui na nossa região. O churrasco tem uma importância muito grande na vida dos gaúchos. Mas logo todos saberão que não é imprescindível comer carne – acredita.

Tipos de vegetariano

– Ovos-lacto-vegetarianos: são os que consomem tudo que é usado na alimentação comum, exceto carne.

– Lacto-vegetarianos: aqueles que consomem tudo que é usado na alimentação comum, menos carne e ovos.

– Estritos ou veganos: sua alimentação não tem carne, ovos e laticínios, e não usam produtos com matéria-prima animal ou que testados neles.

Mitos e verdades

A resistência ao vegetarianismo parte do desconhecimento e das dúvidas sobre a dieta e seus efeitos na saúde. Por isso, é importante que profissionais como médicos e nutricionistas saibam orientar os iniciantes sobre o que realmente é verdade ou mito. O médico Glauberto Hilário Brockstedt, seguidor e estudioso da causa vegetariana e representante da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em Caxias, conversou com o Pioneiro sobre o tema e a sua relação com a saúde. Confira os principais trechos: www.pionerio.com.br
FONTE: O PIONEIRO