PERMUTA


Permuta: operações que não envolvem dinheiro crescem 25% no primeiro semestre

Pequenas e médias empresas estão investindo em operações de compra e venda que não envolvem dinheiro, com o intuito de reduzir os custos variáveis e a capacidade ociosa de suas companhias.

De acordo com a Permute, empresa especializada em transações e intermediações de trocas multilaterais, esse tipo de negociação registrou um crescimento de 25% no primeiro semestre deste ano.

Vantagens
Segundo a diretora da Permute, Nádia Nunes, o mercado de permuta entre empresas ainda é pouco conhecido no Brasil, mas vem crescendo nos últimos anos. Uma de suas vantagens é a chance de aumentar o fluxo de caixa e o poder de compra das empresas.

"As permutas são um canal adicional de vendas e uma forma de reduzir custos variáveis. Queremos tornar o sistema conhecido e mostrar aos empresários que a troca multilateral é muito vantajosa. A cada ano, crescemos cerca de 20% a 25% em número de empresas afiliadas e em quantidade de negócios da rede", afirma.

Além de proporcionar economia, a troca ainda possibilita a ampliação de suas redes de relacionamento, gerando novas oportunidades de negócios; vender com risco zero de inadimplência, porque, por intermédio do sistema, as transações são 100% garantidas; preservar o fluxo de caixa, já que as compras são feitas sem o desembolso de dinheiro; oferecer produtos e serviços para um novo mercado, com objetivos semelhantes; aumentar a participação da empresa no mercado; fidelizar clientes; e utilizar a capacidade ociosa a seu valor real para substituir gastos.

Para tornar o sistema de permutas um negócio rentável, o empresário precisa prestar atenção em alguns quesitos:

* Ter bens ou serviços com capacidade suficiente para cobrir as despesas da operação em permuta;


* O empresário deve conferir se a empresa tem capacidade ociosa ou estoques excedentes;


* Observar de que forma o sistema de permuta pode auxiliar na contenção dos gastos.

FONTE:InfoMoney/Karin Sato